Corredor vai desafogar tráfego de caminhões pesados nas vias urbanas. No total, a rodovia terá 145 quilômetros de extensão e vai cortar oito municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o pontapé inicial para realização das obras do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (12), em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Ao lado do governador Sergio Cabral e o secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, Lula autorizou a implantação e pavimentação da malha rodoviária.

Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o arco vai ligar o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando a Baixada Fluminense. O trecho da BR-393/RJ-109 a ser construído pelo governo do estado, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), terá 70,9 quilômetros de extensão e custará cerca de R$ 796 milhões.

145 quilômetros de extensão
No total, o Arco Metropolitano terá 145 quilômetros de extensão e é composto por quatro segmentos, atravessando os municípios de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica e Itaguaí, todos na Região Metropolitana.

O primeiro compreende um trecho da BR-493, de 25 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-101, em Manilha, ao entroncamento com a BR-116, em Santa Guilhermina. Este trecho será duplicado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).

O segundo, já pronto, é de responsabilidade da concessionária, ou seja, o trecho da BR-116, com 22 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-040 em Saracuruna, Duque de Caxias, ao entroncamento com a BR-493, em Santa Guilhermina.

O terceiro segmento, a ser construído pelo Estado, com 70,9 quilômetros, vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí na BR-101, cortando as rodovias BR-040, BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos).

O quarto trecho fica na BR-101 (Rio-Santos), de 22 quilômetros, e está sendo duplicado pelo governo federal. Este vai de Itacuruçá à Avenida Brasil (altura de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio).

Com a conclusão do Arco Rodoviário, o transporte de cargas em direção ao Porto de Itaguaí e ao litoral norte do estado passará a ser feito pelo novo corredor de transporte, retirando das vias urbanas da capital fluminense o tráfego de caminhões pesados.