Com menos de 24 horas depois de ter o nome aprovado pelo Senado, Luiz Antonio Pagot já tomou posse no cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). A solenidade foi nesta quarta no início da noite no Palácio do Planalto. O governador Blairo Maggi participou da solenidade.
Em princípio, o ato estava previsto para a próxima semana. Pela manhã, Pagot esteve reunido com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento para acertar agenda nesse sentido. Ocorre que a ação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, junto ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), contribuiu para a celeridade no processo, que culminou com a posse “relâmpago”. Renan enviou, com urgência, para a Casa Civil a mensagem com aval ao nome de Pagot. A nomeação sai nesta quinta no Diário Oficial da União.
O ex-secretário de Infra-Estrutura, da Casa Civil e de Educação do governo Maggi passa a conduzir agora uma autarquia que tem a missão de cuidar das rodovias federais. Detém um orçamento de R$ 12 bilhões. No governo federal, Pagot começa a ser chamado de trator, assim como foi na administração Maggi. Ele conseguiu superar seis meses de bombardeios, com denúncias da oposição e resistência de alguns setores.