Macatuba – A instalação de uma praça de pedágio na vicinal Lauro Peraçoli (interligação entre Macatuba e Igaraçu do Tietê) está dividindo opiniões nos dois municípios envolvidos. Enquanto a Prefeitura e a Câmara de Macatuba (46 quilômetros de Bauru) tem pressa, o Legislativo de Igaraçu do Tietê nem votou o projeto. A demora provocou a decisão de Macatuba de instalar o pedágio e cobrar só pelo trecho que lhe pertence.
O presidente da Câmara dos vereadores de Igaraçu do Tietê, Carlos Augusto Gama, antecipa a decisão. “Para a maior parte dos vereadores, a instalação do pedágio não é uma boa idéia. Eles não querem, por isso não coloquei o projeto de autoria do prefeito de Macatuba, Coolidge Hercus Júnior, em discussão.”
Na opinião de Gama, nos próximos 15 dias, o projeto deverá entrar na pauta para chegar a uma decisão definitiva. “Eles resistem, mas precisamos decidir”, admite.
Sem o pedágio, o trecho que compete a Igaraçu continuará sendo de responsabilidade da prefeitura para recape e manutenção da pista. “A prefeitura está reivindicando junto ao governo estadual verba para recape de um trecho de 1.600 metros até a SP 255.”
Unilateral
A Prefeitura de Macatuba tem pressa e já mobiliza os vereadores para formar uma comissão e dar início ao processo que deve demorar alguns meses, conforme prevê o chefe de gabinete, José Aurélio Paschoal.
“Não podemos esperar muito tempo, porque o trânsito de veículos é intenso. Os trâmites burocráticos são demorados e não sabemos o que será da estrada no período da chuva, no final do ano. Nós temos pressa e não podemos mais ficar esperando a decisão dos vereadores de Igaraçu.”
Paschoal diz que as medidas iniciais já estão em andamento. “Vamos montar uma comissão de vereadores e tomar a iniciativa independente de Igaraçu. É possível fazer de forma unilateral.”
A preocupação da Prefeitura de Macatuba é com a temporada de chuvas. “A instalação da praça do pedágio demora, tem que fazer concorrência pública. Se fizermos o pedágio só no trecho que pertence a Macatuba, a arrecadação fica com o município e a responsabilidade de manutenção da pista com a concessionária.”
Ele frisa que, sem o consórcio intermunicipal envolvendo os dois municípios, a cobrança será menor, porque o trecho também fica restrito.
Rota de Fuga
A vicinal Lauro Peraçoli, segundo o chefe de gabinete da prefeitura de Macatuba, é usada para fugir da cobrança de pedágios. “É uma rota de fuga de pedágios, tanto da rodovia Bauru/Jaú quanto do pedágio de Areiópolis. O trânsito é intenso e a maioria dos veículos não é de nenhuma das duas cidades. Foi feito um estudo. Transitam todos os tipos de caminhões e veículos.”
Paschoal ressalta que, para fazer o recape da via, concluído no final do ano passado, a Prefeitura de Macatuba gastou R$ 500 mil. “O restante foi assumido pelo governo do Estado. A nossa preocupação é a seguinte: nós investimos nessa vicinal para recape e não podemos permitir que ela fique deteriorada.”