Acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Hideraldo Caron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega simbólica de quatro lotes das obras de duplicação da BR-101 em Santa Catarina, totalizando 110 quilômetros.

Ficam liberados ao tráfego os lotes situados entre Garopaba e o acesso a Itapirubá; entre Sangão e Criciúma; entre Criciúma e Araranguá; e entre Sombrio e a divisa com o Rio Grande do Sul. Nestes trechos, já foram concluídos os acessos e viadutos. As obras na BR-101 estão sob a responsabilidade do DNIT.

O presidente também anunciou a mobilização do consórcio que vai executar as obras remanescentes do trecho situado entre Araranguá e Sombrio e a construção do contorno de Araranguá. O ministro dos Transportes e o diretor do DNIT assinaram a autorização para a licitação das obras do túnel do Morro do Formigão, de 900 metros, localizado em Tubarão, da travessia urbana de Laguna, com cinco quilômetros, e da construção da ponte estaiada sobre o canal de Laranjeiras – numa extensão de 2.815 metros.

Durante a solenidade, o presidente Lula comunicou, ainda, o início dos trabalhos para a implantação do último programa ambiental da BR-101, referente ao monitoramento do transporte de cargas perigosas, representando um investimento de R$ 6 milhões. Este programa contempla a construção de uma ala para queimados no Hospital Universitário de Florianópolis, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina.