O movimento foi intenso nas estradas do Rio no fim de semana, por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, e houve vários acidentes no estado. Nesta segunda-feira, entretanto, o fluxo de veículos é abaixo do esperado e os motoristas não enfrentam problemas na volta para casa, como aconteceu no domingo, onde o engarrafamento na Avenida do Contorno atingiu cerca de cinco quilômetros durante a noite.
Na manhã desta segunda, o congestionamento chegou a três quilômetros no viaduto da BR-101, por causa das obras de recuperação no local.
De acordo com o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Silva, durante este feriado foram registradas 330 colisões de veículos e 171 atropelamentos nas ruas de todo o estado, conforme matéria publicada no jornal O Globo desta segunda-feira.
Somente nas principais vias de acesso ao Rio, foram 166 colisões, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Cinqüenta pessoas ficaram feridas e três morreram nas estradas durante o fim de semana prolongado. No feriado da Independência, a PRF registrou 139 acidentes, que deixaram 77 feridos e causaram a morte de oito pessoas nas estradas.
A Ponte Rio-Niterói apresentou tráfego intenso pela manhã manhã, mas os problemas foram menores do que o esperado. Muitas pessoas prolongaram o feriado devido ao Dia do Comércio, nesta segunda, e só devem retornar ao Rio na terça. O fluxo de veículos foi intenso também na Alameda São Boaventura e nas Avenidas Jansen de Mello, em direção à ponte, mas sem grandes retenções.