Mais de 760 radares vão contribuir para aumentar a segurança nas rodovias mineiras
SEGURANÇA: Mais de 760 radares vão contribuir para aumentar a segurança nas rodovias mineiras. Foto: Divulgação/Ana Feres

Até 2026, serão 1,3 mil equipamentos em operação para controlarem os abusos do limite de velocidade

Mais segurança e menos sinistros (acidentes) de trânsito. Esses são os principais objetivos do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) ao “colocar na rua” a licitação de contratação de 764 controladores e redutores eletrônicos de velocidade, popularmente conhecidos por radares.

Segundo o DER, trata-se de um reforço extra em 2025 para reduzir o número de sinistros. O edital foi publicado em dezembro de 2024. Com essa iniciativa, o número de equipamentos vai passar dos atuais 536 para 1,3 mil. O investimento está estimado em R$313.203.444,11. A abertura das propostas está agendada para o dia 10 de fevereiro.

Objetivos principais

De acordo com a Autarquia, a instalação de novos equipamentos está prevista em programa de governo alicerçado em três pontos fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e educação para o trânsito. O objetivo é a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais.

Entre 2011 e 2024, o índice de sinistros em trechos de rodovias estaduais onde foram instalados os radares apresentou redução de 77%. Nos pontos sob responsabilidade do DER-MG, a queda foi de 22 mil sinistros, em 2011, para cerca 5 mil em 2024, número que tem se mantido desde 2022.

Segundo o DER, os dados atestam o que as pesquisas já apontam há décadas: a redução da velocidade em pontos críticos das rodovias diminui drasticamente o número de vítimas graves e fatais no trânsito.

Para instalar os equipamentos são realizados estudos técnicos para verificar as condições do local e se o controle de velocidade é a melhor alternativa a ser adotada. Por falta de informação, é comum ouvirmos reclamações sobre excessos de aparelhos nas vias, mas os números são categóricos e demonstram que não existe fundamento para o discurso de ‘indústria da multa’. Os dados mostram que aproximadamente apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados”, explica Cristiano Coelho, diretor de Operação Viária do DER-MG.

De acordo com Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, o comportamento adequado no trânsito surge com medidas voltadas para a educação que despertam a consciência de cada um. “Quando o DER-MG instala um controle de velocidade, é para a segurança do motorista e de quem circula na via. Nossa função é esclarecer e conscientizar do papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro”, pontua.

Já o especialista em transporte e trânsito Osias Batista, enfatiza que é fundamental que sejam implantados novos radares de forma clara e bem comunicada nas rodovias, ação fundamental para preservar a vida de quem trafega pela via. “Quanto mais alta a velocidade, mais difícil de controlar o carro, menos tempo de reação, e ferimentos mais graves nas pessoas”.

Licitação de novos equipamentos

De acordo com a Autarquia, a licitação e os contratos dos novos equipamentos de controle e de redução de velocidade serão divididos em sete conjuntos aglutinados em unidades regionais do DER-MG.

Os lotes de 1 a 6 serão os responsáveis pela realização dos estudos técnicos e pela disponibilização, instalação, sinalização, aferição, operação, manutenção, realocação, monitoramento e fornecimento das informações, dados e imagens ao DER-MG e ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamentos do departamento (CGOP).

Já o lote 7 será responsável pelo CGOP, com atribuições de assessoramento, monitoramento, vistorias e apoio no controle dos equipamentos em operação e em fase de implantação, dos lotes de um a seis, com a principal função de realizar a análise das ocorrências geradas pelos radares, para que o processamento seja efetuado pelo agente da autoridade de trânsito do DER-MG.

Ferramenta útil

A fiscalização eletrônica exerce muitas outras funções. Os softwares utilizados pelos radares são atualizados com frequência e os equipamentos já são capazes de realizar a leitura automática das placas.

Além disso, por meio dos radares, são coletados dados como meio de transporte utilizado, quantidade de veículos que vão de um local para outro, velocidade média dos veículos, tempo estimado de percurso, entre outras informações, fundamentais para o planejamento de melhorias e intervenções nas rodovias.

O departamento divulga no site a rodovia o quilômetro, a cidade, a velocidade regulamentada, quando o radar operou em modo educativo, o início de sua operação no modo de autuação, além de outras informações complementares sobre os seus radares fixos e portáteis.

DER-MG esclarece

O Estradas manteve contato com o DER-MG para saber um pouco mais sobre a contratação dos equipamentos. Veja abaixo a posição da Autarquia frente às perguntas do portal:

Estradas – Qual a previsão de instalação dos equipamentos (dia e mês)?
DER-MGEm 2025 e  ao longo de 2026.

Estradas – Qual o critério a ser adotado a instalação dos novos equipamentos?
DER-MGA instalação de radares segue os critérios técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e estudos e levantamentos das 40 unidades regionais do DER-MG, situação da rodovia, índice de acidentes, entre outros.

Estradas – Todos os 764 radares serão instalados neste ano?
DER-MGEm 2025 e 2026.

Estradas – Os atuais 536 radares estão operando regularmente nas rodovias?
DER-MGSim, operando normalmente.

Estradas – Dos atuais equipamentos já em operação, algum será remanejado de local? Se sim, quais são eles?
DER-MGOs estudos técnicos vão apontar a necessidade, conforme previsto em edital.

Estradas – A matéria cita a redução de sinistros de trânsito, porém não cita redução de mortes. Qual foi a redução de feridos e de mortes no mesmo período citado na matéria?
DER-MGDados compilados pelo DER-MG revelam que, nos locais onde há redutores de velocidade, os acidentes podem até acontecer, mas pelo fato de os veículos estarem em velocidades menores, a gravidade das ocorrências também diminui. Mas há locais onde há redução de até 100% das ocorrências.

Mais informações no site do DER-MG.