Moradores da região Centro-Serra intensificaram nos últimos dias os protestos contra as más condições do trecho da RSC-481 que liga Cerro Branco, Agudo e Lagoa Bonita do Sul. O estrada no trajeto de 50 quilômetros de chão batido está em péssimo estado. Em função disso, desde às 9 horas de quinta-feira ocorrem manifestações na rodovia com a finalidade de cobrar providências por parte do Daer.
O responsável pelo manifesto, Alisson André Unfer, salientou que um integrante do Daer esteve no local do protesto. Disse ainda que, pelo que conversou com o representante do órgão do governo do Estado que esteve no local, o departamento não possui máquinas, que estão ocupadas. “Nossa reivindicação não é para o patrolamento da estrada, mas sim para a reestruturação e a disponibilização dos materiais necessários para o total conserto”, explicou Unfer. “Encaminhamos ofícios para o Daer na intenção de sermos atendidos. Porém, ninguém nos ajudou. Nossa manifestação é por tempo indeterminado. Chega de promessas.”
Se de um lado é justificável a atitude dos moradores da rodovia, de outro está a necessidade de tráfego de pessoas que necessitam se deslocar pela estrada. Este é o caso da moradora de Uruguaiana, Solange Jalowitizki, que iria passar pela RSC-481 na intenção de visitar sua irmã que mora em Cerro Branco. Porém, por causa da manifestação que impede o tráfego de veículos no local, não conseguirá chegar ao seu destino tão cedo. “Estamos esperando para poder passar. Amanhã (sábado) preciso ir para Porto Alegre e estou muito cansada da viagem. Concordo com esta manifestação. Porém, discordo da proibição de passar de pessoas que não têm nada a ver”.
A assessoria da direção do Daer informou que na manhã desta sexta-feira o coordenador assistente do 10º Distrito Operacional do Daer, com sede em Cachoeira do Sul, foi ao local do manifesto, na localidade de Serraria dos Scheid. E na manhã deste sábado o coordenador, engenheiro Laércio Torrales, irá se deslocar até a estrada para conversar com os manifestantes. Após este encontro deverá anunciar uma posição sobre as reivindicações.