MANUTENÇÃO GARANTIDA: A retomada das obras em rodovias sob administração do DNIT ganhou mais um sinal positivo: o Ministério dos Transportes assinou, nessa terça-feira (30), duas ordens de início dos serviços (OS) de manutenção e conservação da BR-364,no Estado do Acre. Foto: Divulgação/Ilustrativa

Ordens de serviço foram assinadas, nessa terça-feira (30), pelo ministro Renan Filho; DNIT deve iniciar os serviços nos lotes 2 e 7

A retomada das obras em rodovias sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ganhou mais um sinal positivo: o Ministério dos Transportes assinou, nessa terça-feira (30), duas ordens de início dos serviços (OS) de manutenção e conservação da BR-364,no Estado do Acre.

De acordo com os documentos, o Dnit deverá ficar responsável pela realização de trabalhos rotineiros pelos próximos três anos em 116 quilômetros da rodovia a um investimento total de aproximadamente R$ 174,9 milhões.

Com a assinatura das OS pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, a BR-364, no município de Tarauacá (AC), ente os km 620,9 (rio Gregório) e 682,9 (rio Liberdade)), num total de 62 quilômetros, começa a receber imediatamente ações de tapa-buraco, roçada, melhorias na sinalização, limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem, entre outros serviços.

O segmento integra o lote 7 da rodovia terá um investimento de aproximadamente R$ 92 milhões, e era o único trecho da BR-364 que estava sem serviços de manutenção no Estado do Acre. Desta forma, as ações rotineiras vão beneficiar diretamente à população das cidades do entorno como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Também foi assinada a OS do lote 2 garantindo a continuidade dos serviços no segmento entre os km 125 (Rio Branco) e 179 (Rio Andirá), num total de 54 quilômetros de extensão, possui contrato de manutenção vigente.

Segundo o Dnit, esse contrato está próximo de terminar e para evitar a descontinuidade dos serviços a Autarquia já garante assim as ações pelos próximos três anos. No trechoem questão, o novo contrato prevê investimento de aproximadamente R$ 82,9 milhões.

Única rota terrestre

A BR-364 é a única rota terrestre entre a capital Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). Pela rodovia passam produtos oriundos da pecuária, agricultura familiar e extração de madeira por meio de manejo florestal. As condições adequadas de tráfego da estrada é fundamental para a economia dos municípios cortados pela via.

Além da cobertura total do trecho acreano da rodovia com contratos de manutenção, o término do período de chuvas vai possibilitar que as equipes do Dnit empreendam um ritmo mais forte nos serviços estruturais também nos demais lotes (1 ao 6 e 8) da rodovia.

Orçamento garantido

Com a PEC da Transição e a Lei Orçamentária Anual (LOA) o Acre tem um orçamento garantido de aproximadamente R$ 299,2 milhões. O valor é destinado para serviços de manutenção/conservação e também para obras de construção como do Contorno Rodoviário de Brasiléia na BR-317, da ponte sobre o rio Juruá com acesso a Rodrigues Alves e do prolongamento da ponte sobre o rio Tarauacá, ambos empreendimentos na BR-364.

De acordo com o Dnit, o orçamento destinado para o Estado pode ser ampliado ao longo do ano, o que vai depender da execução contratual das empresas. Nesse caso, o Governo Federal pode destinar mais recursos para a execução dos serviços conforme o ritmo dos trabalhos.

BR-364, de Cordeirópolis a Mâncio Lima

A BR-364 possui mais de 4,2 mil quilômetros de extensão e inicia sua trajetória na cidade paulista de Cordeirópolis cortando os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia até chegar à cidade acreano de Mâncio Lima. A rodovia é, portanto, de grande importância para o Acre, uma vez que atravessa o Estado, interligando com o Sudeste e Centro Oeste, além de dar acesso ao Amazonas.

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda bem que vem essa importante manutenção!! está precisando e muito e de forma urgente aja visto que há muitos deslocamentos de veículos pesados como caminhões!! as rodovias públicas devem também receber manutenções as BRs cortam o Brasil! não precisa ficar pagando pedágios para ter rodovias de qualidade aja visto que pagamos muitos impostos!!
    Mas sabemos que a manutenção de rodovias é mais cara do que a de ferrovias!!

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