O governo usou a máquina dos Ministérios da Saúde e dos Transportes para reagir às declarações do candidato tucano à Presidência, José Serra, ao Jornal Nacional da TV Globo, na quarta-feira. A mobilização para contestar dados citados pelo tucano pôs órgãos públicos na campanha, numa operação para ajudar a candidata governista, Dilma Rousseff (PT).

O Ministério dos Transportes foi outra pasta mobilizada para contestar as críticas de Serra ao desempenho do governo federal em relação ao estado das rodovias sob sua responsabilidade. No documento, o ministério desfia dados sobre suas estradas e aponta a aplicação dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o imposto sobre combustíveis.

No Jornal Nacional, o candidato do PSDB declarara que as concessões do governo federal não estão funcionando. “A Régis Bittencourt continua sendo a Rodovia da Morte e a Fernão Dias está fechada”, afirmou o tucano.

Segundo o Ministério dos Transportes, dos 400 quilômetros da Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo a Curitiba, apenas 30 quilômetros, no trecho da Serra do Cafezal (SP), não foram duplicados. O órgão atribui o atraso na obra às “dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental”, mas afirma que a duplicação desse trecho estará concluída em 2012.

Quanto à Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte, o Ministério dos Transportes afirma que ela “não está fechada”. Estaria apenas com “desvio de tráfego” em um único ponto de seus 560 quilômetros, “provocado pelo deslizamento de encosta, em consequência de fortes chuvas”. Acrescenta ainda que o tráfego foi liberado em junho.

Investimentos. O ministério também respondeu à acusação de que apenas uma parcela mínima dos recursos arrecadados com a Cide foi aplicada. Segundo o órgão, o valor correto da arrecadação, de 2003 a junho de 2010, foi de R$ 54 bilhões. Serra afirmou que teria sido R$ 65 bilhões. Desse total, a cota da União corresponderia a R$ 41,9 bilhões – o restante foi transferido a Estados e Municípios. O Ministério dos Transportes enfatiza que apenas os investimentos em rodovias no período 2003-2010, independentemente da Cide, somam R$ 34,5 bilhões.