MELHORIAS: Rodovias federais do Maranhã devem receber quase R$ 1 bilhão neste ano para obras. Foto: Divulgação/Dnit

Verba será empregada em três BRs e uma MA, que foi federalizada em 12 de junho último, passando a ser denominada BR-330/MA

Os maranhenses vão receber, ainda em 2023, diversas melhorias no que diz respeito à malha viária federal. Isso porque, foi liberado, na semana passada, o valor de R$ 959 milhões, verba prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA), que deverá ser aplicada ao longo deste ano.

Durante visita técnica às obras da BR-226, em Timon (MA), na última quinta-feira (22), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio de Oliveira Galvão, confirmaram a liberação do valor.

Segundo o Dnit, esse montante servirá para obras de construção e serviços de manutenção/conservação para as rodovias do Maranhão. Com ritmo intenso, as obras de pavimentação e melhoramentos da BR-226 e de implantação e pavimentação da BR-316 (Contorno de Timon) foram retomadas em abril deste ano.

De acordo com a Autarquia, a continuação dos serviços terá investimento total de R$ 153,4 milhões. O empreendimento do km 0 ao 100 na BR-226, e do km 609,4 ao 620,9 na BR-316, totaliza 111,5 quilômetros de pistas a receberem melhorias.

Federalização da MA-006

Durante a visita, foi confirmada a federalização da MA-006, que agora passa a ser denominada BR-330. A transferência do trecho estadual para a União fica entre os municípios de Balsas e Tasso Fragoso, totaliza a extensão de 143 quilômetros e foi formalizada no dia 12 de junho.

Segundo o Dnit, para garantir que o trecho da rodovia não ficasse descoberto, foi antecipada a contratação dos serviços de manutenção, que terá um investimento de R$ 80,4 milhões a serem aplicados ao longo de dois anos.

E os investimentos para a malha rodoviária do Maranhão não param. Outro destaque é a abertura da licitação para as obras remanescentes da duplicação do lote 3 da BR-135. A contratação da adequação de capacidade inclui duplicação, implantação e pavimentação de vias laterais, recuperação, reforço e alargamento de obras de arte especiais. As melhorias visam ampliar a segurança na rodovia federal BR-135, entre os km 95,6 e 127,75 e vão atender aos 32,15 quilômetros.

As obras de adequação da BR-135 estão estimadas em aproximadamente R$ 151 milhões. O investimento é de extrema relevância tendo em vista que a BR-135/MA é a única via de acesso rodoviário à capital, São Luís do Maranhão.

Além disso, é de importância estratégica para o Maranhão e para todo o país por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, até o Porto do Itaqui.

Investimentos

Outra obra relevante e de interesse socioeconômico para o Maranhão é a restauração do pavimento em whitetopping (recapeamento com concreto) e alteamento de graid da BR-135. A licitação será reaberta para a implantação das melhorias em 73,78 quilômetros da rodovia, entre os km 125,72 e 199,5.

Segundo a Autarquia, os investimentos de aproximadamente R$ 369 milhões vão possibilitar aos usuários da rodovia, especialmente os que trafegam pelo eixo Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, mais comodidade e segurança, facilitando o intercâmbio de cargas entre norte, nordeste e o centro-oeste.

O empreendimento, quando concluído, irá garantir também maior durabilidade das pistas e, consequentemente, a diminuição da necessidade de manutenção e recuperação da rodovia.

Revitalização de pontes

Além dos anúncios de obras futuras no Estado, o Dnit concluiu neste mês a reabilitação de 38 pontes. As Obras de Arte Especiais (OAEs) localizadas nas rodovias BR-010, BR-222, BR-226 e BR-230 fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).

Segundo o Dnit, todas as estruturas contempladas passaram pelos principais serviços de manutenção como limpeza, instalação e recomposição de drenos, instalação de pingadeira de elastômero, substituição das juntas de dilatação, recomposição de parte da estrutura comprometida, entre outros. Essas intervenções são preventivas e corretivas e têm como objetivo manter a qualidade dos empreendimentos, a segurança viária e o conforto dos usuários.

1 COMENTÁRIO

  1. Como eles estão esquecendo a recuperação da BR 316 entre Bacabal e Santa Inês? A pista já está cortada em 3 pontos, completamente cheia de crateras. Inacreditável.

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