Caminhões estão parados em estradas que foram tomadas pela lama e por buracos. DER diz que está realizando obras na região.

Dezenas de caminhões usados para escoar a produção de soja estão parados nas estradas do Piauí. As vias foram tomadas pela lama e por buracos depois que uma forte chuva atingiu o estado.

Há duas semanas, é intensa a movimentação nas estradas que dão acesso ao Sul do Piauí, mas a situação das estradas dificulta o transporte na região. Uma carreta foi desviar de um buraco e tombou. Outra quebrou no meio do caminho. “Se fosse uma estrada boa, esse percurso de 240 quilômetros seria feito em cinco horas de viagem. Mas, nessas condições, são 15 horas”, diz o motorista Valter Aparecido.

Muitos pontos da estrada foram tomados pela água e se transformaram em atoleiros. Ninguém consegue passar.

Caminhões em fila
As carretas atoladas provocaram o fechamento da principal via de escoamento da produção de soja no Piauí. Os caminhões fazem fila, esperando a liberação da estrada. Para os motoristas, são dias de angústia. “Quase 24 horas sem comida. Estamos dependendo da boa vontade dos colegas”, afirma o motorista Adriano Silva.

A diretora do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Karenina Eulálio, diz que já estão sendo executadas obras na região. “Nós estamos exatamente aguardando os recursos. Já tivemos até uma boa notícia essa semana: parte deles foram liberados”, informou.