Especialista em medicina de tráfego da Abramet lança livro sobre a lei 11.705 no Rio de Janeiro

Pioneira no assunto, obra aborda a recente mudança no cenário do trânsito brasileiro e discute informações e dados médicos amplamente debatidos durante a vigência da regulamentação

No dia 23 de setembro, a partir das 16h, o médico Fernando Moreira, especialista em Medicina de Tráfego da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), lança o livro “A Mudança Cultural que Salva Vidas”. O evento será realizado na livraria Arlequim, localizada na Praça XV de Novembro, centro do Rio de Janeiro. Além de ser o primeiro livro que explica – e debate – as regras e determinações da chamada Lei Seca, a obra reúne artigos de especialistas e depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito.

Regulamentada em junho deste ano com o objetivo de melhorar o quadro de ocorrências envolvendo motoristas alcoolizados, a lei 11.705 ao mesmo tempo em que se mostrou eficiente, causou polêmica. “Diversas dúvidas e debates surgiram depois da sua regulamentação e este é o principal objetivo do livro”, explica Dr. Fernando Moreira.

O resultado final é uma compilação de dados e levantamentos feitos durante a Lei Seca, incluindo estatísticas de anos anteriores envolvendo mortos e feridos em acidentes de trânsito. O livro também esclarece alguns conceitos fundamentais sobre a ação do álcool no organismo. Dúvidas sobre o tempo em que ele é metabolizado, o modo de eliminação no organismo e a restrição do uso de medicamentos são respondidas e discutidas no livro.

Dr. Moreira também reservou um espaço para revelar a opinião de profissionais ligados ao tema. O médico adicionou ao seu texto artigos escritos por especialistas de trânsito, como os médicos Flávio Adura e José Montal, respectivamente presidente e diretor científico da Associação de Medicina de Tráfego. Além disso, incluiu depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito e de profissionais que atuam na sua fiscalização.

Com uma linguagem acessível a todo tipo de público – especialistas ou não – o livro pretende comprovar a possibilidade de uma mudança cultural e comportamental da sociedade, que, pela primeira vez, se vê obrigada a ter de se adequar às diretrizes de uma lei sólida que restringe a ingestão de álcool antes de dirigir.