TENDÊNCIAS: Mercado de galpões e condomínios logísticos bateu recordes históricos no segundo trimestre de 2022, de acordo com pesquisa feita pela SDS Properties, imobiliária focada nesse segmento em todo o Brasil. Foto: Divulgação

De acordo com levantamento  de empresa do segmento imobiliário, crescimento foi impulsionado principalmente pelo e-commerce

O mercado de galpões e condomínios logísticos bateu recordes históricos no segundo trimestre de 2022, de acordo com pesquisa feita pela SDS Properties, imobiliária focada nesse segmento em todo o Brasil. Impulsionado pelo crescimento do e-commerce, principalmente durante a pandemia, o segmento alcançou o maior patamar de absorção líquida da história para o período (indicador que mede todas as novas locações, subtraindo as devoluções/rescisões no mesmo período), com 962 mil metros quadrados alugados, nos meses de abril, maio e junho.

Os dados foram revelados por Simone Santos, CEO e fundadora da SDS Properties, durante reunião do Comitê de Real Estate da Associação Brasileira de Logística (Abralog), do qual Simone Santos ocupa uma das coordenadorias.

“O mercado de galpões logísticos teve um aumento de 60 % em relação ao 2º trimestre de 2021 (recorde anterior), e de mais de 2.000% em relação ao 2º trimestre de 2021. Nos seis primeiros meses de 2022, o setor concluiu cerca de R$ 2,4 bilhões em contratos de aluguel. Em 2021, o fechamento  foi em torno de  R$ 4,7 bilhões”, informou a CEO da SDS, que atua nesse mercado há mais de 20 anos. 

Simone Santos informou, ainda, que além do e-commerce, os segmentos de mercado que mais se destacaram nas contratações desses espaços logísticos foram: transporte, logística, e-commerce, varejo e produtos de limpeza e higiene. Esses setores representaram 74% das locações do segundo trimestre de 2022. Entre os estados, São Paulo teve o melhor desempenho de absorção, com absorção líquida positiva de 346 mil m², seguida por Pernambuco com 122 mil m² e Minas Gerais com 119 mil m², com crescimento estável mesmo durante a crise que afetou o segmento, entre 2014 e meados de 2019.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria. Pandemia acelerou a locação de condomínios logísticos, e consolidou uma mudança de hábitos, onde as compras online se tornam parte do cotidiano.

Comentários encerrados