TRSITEZA: Mesmo com os alertas das autoridades e campanhas feitas pelas concessionárias de rodovias concedidas, muitos pedestres insitem em atravessar a rodovia, sem utilizar as passarelas. Os resultados, muitas vezes, acabam em mortes, como a dessa imagem. Foto: DB/Band B/Ilustrativa

Levantamento da Artesp – Agência Reguladora de São Paulo – mostra que 47% dos atropelamentos, em 2022, foram a 600 metros ou menos dos dispositivos de segurança

Atravessar as rodovias exige muita cautela por parte do pedestre. A travessia segura pode ser feita em passarelas, passagens elevadas ou subterrâneas sempre que estas infraestruturas estiverem disponíveis. As travessias também podem ser realizadas em locais devidamente sinalizados com placas de sinalização que advertem os condutores para a presença de pedestres no trecho.

De acordo com levantamento feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) mostra que 47% dos 694 atropelamentos que ocorreram nos 11,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão em 2022 aconteceram a 600 metros ou menos de passarelas.

Diante desses números, o movimento Maio Amarelo, por meio de campanhas como: “Café na Passarela” e “Pedestre na Via“, desenvolvidas pelas concessionárias responsáveis pela malha concedida, reforça a importância da utilização da passarela para fazer a travessia com segurança.

A velocidade nas rodovias é alta e à noite, principalmente, há dificuldade em enxergar o pedestre que eventualmente esteja na pista, e o risco de ocorrer um atropelamento é muito grande. Por isso, a recomendação é usar a passarela para garantir a sua segurança”, alerta Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.

A implantação de passarelas faz parte das obrigações dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado. Atualmente, as rodovias concedidas possuem 403 passarelas, número 60% maior que em 2022 (238). Para a instalação das Obras de Arte Especiais (OAEs) são feitos estudos que identificam as áreas de maior fluxo de pedestres, especialmente próximo a áreas urbanizadas adjacentes às rodovias.

Além disso, a estrutura das passarelas também obedece a especificações técnicas para atender às necessidades dos pedestres e também dos ciclistas, como largura e nível de inclinação dentro das diretrizes estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN).

Motos são proibidas

Apesar de grande número de motoqueiros utilizar a passarela para fazer a travessia, as motocicletas não podem utilizá-las. Algumas delas contam, inclusive, com trava-motos, para impedir que esses motoqueiros utilizem o equipamento.

Entretanto, além da implantação da passarela, é essencial que a população esteja consciente da necessidade de sua utilização.  Confira algumas orientações para fazer a travessia segura:

  • Evite atravessar as rodovias pelas faixas de rolamento, especialmente em vias duplicadas. Prefira usar preferencialmente as passarelas ou travessias sinalizadas;
  • Em trechos rodoviários com características urbanas, utilize as passagens nas pontes e viadutos destinados exclusivamente a pedestres e ciclistas;
  • Ciclistas devem descer da bicicleta e empurrá-la, não é permitido fazer a travessia pedalando;
  • Embarque e desembarque dos ônibus nos pontos de parada regulamentados e só atravesse a rodovia após a saída do veículo;
  • Motocicletas não podem utilizar as passarelas e devem fazer a travessia apenas nos retornos permitidos.
  • Caminhar próximo às rodovias é perigoso. É mais seguro andar atrás de defensas metálicas ou barreiras de concreto, quando possível, e sempre no sentido oposto aos veículos para ser visto mais facilmente.

Veja aqui a programação do movimento ‘Maio Amarelo’ nas rodovias paulistas

Com informações da Ascom da Artesp