
Serão recuperados 56,8 quilômetros, entre Coromandel (MG) e Patrocínio (MG)
O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), anunciou nesta semana a recuperação do pavimento da rodovia MG-188, entre Coromandel e Patrocínio, no Alto Paranaíba, em MinasGerais.
De acordo com o DER-MG, serão restaurados 56,8 quilômetros de extensão, que incluem, além da recuperação da pista, nova sinalização horizontal (solo), sinalização vertical (placas) e drenagem.
Segundo a Autarquia, o investimento será de R$52,4 milhões, por meio do programa Caminhos pra Avançar. O total, com o material para a obra, está previsto em R$71,8 milhões.
Melhorias entre Guarda-Mor a Coromandel
Conforme programação do DER, outro trecho da MG-188, de Guarda-Mor (MG) a Coromandel (MG), em uma extensão de 92,5 quilômetros, também será recuperado.
Segundo o DER, a abertura das propostas de preços está agendada para o dia 5 de fevereiro. O investimento para a licitação será de R$59,3 milhões. A previsão do total, também incluindo o material, é de R$84,4 milhões.
O início das obras será dado após a assinatura do contrato e da ordem de início para a empresa contratada, o que deverá ocorrer após o final do período chuvoso, que termina em março.
Tráfego intenso
Segundo o DER, a MG-188 tem tráfego intenso de veículos, sobretudo de carga, já que a região é uma grande produtora de grãos como milho, soja e café. A via é uma importante conexão do Triângulo Mineiro com o Noroeste de Minas. Além disso, a mineração é outra parte importante da economia, com a exploração de rochas calcárias e de diamantes.
Longa espera
Tem quase 20 anos que a rodovia MG-188 não recebe recuperação de maior porte para melhoria do pavimento, como as que ocorrerão. Nos municípios da região, há numerosas fazendas leiteiras que abastecem indústrias de laticínios e fazendas de gado que fornecem carne para indústria. Patrocínio (MG), por exemplo, é o terceiro maior produtor de suínos do país.
O empresário Wanderson José Barcelos percorre cerca de 15 quilômetros do trecho entre Patrocínio e Coromandel todos os dias para fazer transporte de madeira.
“Já arrebentou pneu comigo, com a trepidação não há suspensão que aguente. É o caos isso aqui porque o fluxo é bem grande e só não dá tanto acidente porque o pessoal anda devagar, porque sabe da buraqueira que tem”.
Com informações da Ascom do DER-MG