A Defesa Civil Estadual mantém o alerta para prevenir tragédias em Minas Gerais. Segundo dados do 5º Distrito Meteorológico, com sede em Belo Horizonte, as áreas de instabilidade atmosféricas que cobrem o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deixam o céu nublado e há previsão de pancadas de chuva, principalmente nas reigões Central, Sul e Oeste do estado. Também há possibilidade de temporais no decorrer da semana no Triângulo Mineiro.
Em Belo Horizonte e cidades vizinhas o céu encoberto impede a elevação da temperatura, que não deve ultrapassar os 27 graus nesta segunda-feira. À tarde, pode voltar a chover em algumas áreas da Grande BH.
De acordo com balanço da Defesa Civil, subiu para 110 o número de cidades mineiras que decretaram estado de emergência desde o início do período chuvoso. Ao todo, 27 pessoas morreram em decorrência de inundações e desabamentos. Mais de 25 mil residências foram danificadas pelos temporais.
Estradas
A Polícia Rodoviária Federal também se preocupa com as chuvas. A pista molhada aumenta o risco de acidentes. O perigo é maior com o aumento do fluxo nas estradas mineiras. Muitas famílias devem retornar a Belo Horizonte a partir desta semana, com o fim das férias escolares de janeiro. Em caso de chuva, os motoristas são orientados a reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens.
Os temporais causaram estragos em algumas rodovias. É o caso da BR-116, no Vale do Rio Doce, onde o asfalto sobre a ponte começou a afundar na manhã de sábado.