Até abril, o Ministério dos Transportes deve apresentar ao Governo do Pará o cronograma de obras das rodovias Santarém-Cuiabá (BR-163) e Transamazônica (BR-230), que devem começar em julho. A informação foi dada nesta quarta-feira (28) pelo ministro Paulo Sérgio Passos ao vice-governador do Pará, Odair Corrêa, em audiência no ministério.

As duas rodovias estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê obras de infra-estrutura em todo o país, a serem executadas com recursos do governo federal. As obras na BR-163 incluem a pavimentação do trecho Santarém-Rurópolis-Guarantã do Norte (divisa do Mato Grosso com o Pará), incluindo ainda o acesso a Miritituba, já na BR-230. A pavimentação da BR-230 abrange o trecho Marabá-Altamira-Medicilândia-Rurópolis.

O vice-governador tratou ainda com o ministro sobre a construção do Terminal Hidroviário de Santarém, obra idealizada pela prefeitura municipal. Segundo o ministro, estão destinados ao terminal R$ 8 milhões, quantia que Corrêa considera suficiente apenas para o início das obras. Ele conversou com o ministro sobre a possibilidade de ampliar os recursos para que a obra seja iniciada e concluída, sem interrupções. O ministro ouviu a reivindicação do vice-governador e concordou em estudar a reivindicação.