PEDÁGIO: Moradores da Volta do Anacleto prometem manifestação neste sábado (31), na BR-386, por conta da instalação de um pedágio pela CRR Via Sul. Foto: Divulgação

Concessionária CCR Via Sul irá instalar uma praça de pedágio próximo ao bairro

A manhã deste sábado (31 de agosto) deverá ser de protesto em Volta do Anacleto, em Montenegro (RS). Isso porque moradores da região pretendem formar uma “Rotatória Humana” na BR-386, junto ao ponto de acesso para a localidade que será instalado futuramente uma praça de pedágio, prevista para o início do próximo ano.

De acordo com os moradores, o protesto vai sair com qualquer tempo. Se estiver chovendo, pedem para os moradores levarem guarda-chuva ou capa de chuva.

Ainda de acordo com os moradores, bandeiras, cartazes e faixas estão sendo preparados para a manifestação. As moradoras Patrícia Labres e Vera Schneider, juntas com o ex-prefeito Paulo Azeredo, falaram que o acesso principal não pode ser fechado, pois do contrário terá que ser utilizado um outro caminho de cerca de seis quilômetros, em chão batido, que fica alagado em caso de chuva, deixando as famílias ilhadas.

Várias reuniões já aconteceram buscando alternativas, como na igreja da comunidade e na Prefeitura. Na última quinta-feira teve também uma audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Porto Alegre. Já na quarta-feira o assunto também será tratado na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, na capital.

Os moradores estão indignados com o anúncio do fechamento do acesso através da Estrada Pedro Otto Ost, em função da instalação da praça do pedágio na BR 386, perto da divisa entre Montenegro e Nova Santa Rita. As obras no local já estão sendo realizadas pela empresa CCR Via Sul, que venceu a licitação para a concessão da rodovia. A justificativa para o fechamento é que o acesso fica junto ao rio Caí e deverá ser fechado como medida de segurança para evitar travessia e trânsito paralelo junto da praça do pedágio. Entretanto isso vai gerar transtornos e prejuízos para as famílias que moram faz muitos anos na localidade de Volta do Anacleto.