
Obra de construção está sendo realizadas pelo Dnit, e deve ser concluída ainda este ano
Os serviços de construção de uma passarela no km 76 da BR-101, em Maurim, no interior do Sergipe, estão avançados, de acordo com o cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo a Autarquia, a obra está sendo erguida em um trecho da rodovia, entre os povoados Pedra Branquinha e Pau Ferro, e têm investimento aproximado de R$2,7 milhões.
Conforme consta no projeto, a nova estrutura tem como propósito reforçar a segurança viária, garantindo travessia segura para pedestres que circulam diariamente pela região, especialmente moradores das comunidades situadas às margens da rodovia, que utilizam o trecho para deslocamentos cotidianos.
Fase avançada
De acordo com o cronograma, os serviços estão em fase avançada, e já foram concluídas as fundações, os blocos de apoio e as rampas de acesso, etapas essenciais para assegurar a estabilidade da estrutura e a acessibilidade dos usuários.
Na sequência, será feito o içamento das estruturas metálicas que irão compor o vão principal da passarela, interligando as duas margens da rodovia. Essa etapa é considerada uma das mais importantes do cronograma, pois marca um avanço significativo na execução da obra.
Investimentos na região
Com investimento de R$23 milhões, o Dnit realiza obras de adequação em todo o trecho rodoviário da região. Esses serviços envolvem as Obras de Arte Especiais (OAEs), que inclui a construção de duas passagens inferiores em Santo Amaro (SE) e Carmópolis (SE); seis passarelas ao longo da BR-101 Norte e reparos em um viaduto sobre a estrada de ferro.
A passarela que está sendo construída no km 76 da Br-101 integra esse pacote de obras, reforçando o compromisso com a melhoria da mobilidade e da segurança viária na região.

Importância
A BR-101/SE apresenta um traçado predominante no sentido Norte–Sul, configurando-se como uma via longitudinal de integração nacional, característica das rodovias federais que interligam diferentes regiões do país.
No contexto estadual, a BR-101 estabelece a principal conexão viária de Sergipe com os estados limítrofes da Bahia e de Alagoas, exercendo função estratégica no transporte interestadual de passageiros e no escoamento da produção regional, com destaque para o setor agrícola, especialmente o canavieiro.











