Jaú – Uma pesquisa revelou que 68% dos motociclistas atendidos em ocorrências pela concessionária utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho no trajeto entre Bauru e Jaú (47 quilômetros de Bauru).

Segundo a assessoria de comunicação da Centrovias, responsável pela pesquisa, o levantamento também mostrou que 39% dos entrevistados já sofreram algum acidente com a motocicleta e que 36% deles pilotam de quatro a seis horas por dia.

Entre 6h e 17h, os motociclistas foram abordados pelo Policiamento Rodoviário e convidados a participar da operação. A consulta aos motoristas ocorreu na última segunda-feira, durante a 5.ª edição do “Viva Motociclista”, promovida pela Centrovias. A ação preventiva foi feita no quilômetro 199 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225).

Os motoqueiros receberam folhetos com dicas de direção defensiva e a moto passou por uma revisão oferecida pela Motoplaza, concessionária Honda em Jaú.

A equipe de mecânicos verificou os itens essenciais de segurança do veículo (lanternas, pneus, freios, amortecedores e correias), efetuando pequenos reparos sem qualquer custo para o usuário. Para aumentar a visibilidade noturna das motos foram instalados nos capacetes, traseira e laterais do veículo adesivos refletivos fornecidos pela 3M do Brasil.

Os 66 motoristas atendidos na campanha participaram também de um “momento saúde”, quando puderam verificar a pressão arterial e a relação entre peso e altura, serviço conduzido pela equipe de atendimento pré-hospitalar da Centrovias.

Motociclista há 30 anos, Antônio Carlos Lopes, de Dois Córregos, afirma que mantém em dia a revisão da moto, mas destaca a importância dessa ação: “Achei muito interessante a preocupação da concessionária com a gente.”

Para Lucinéia Centenário, moradora de Pederneiras, o “Viva Motociclista” foi útil. “Não tenho tempo para levar a moto na revisão e a uso para tudo: no trabalho, no estudo e para levar meu filho na escola. Fiquei mais tranqüila depois de ver que estava tudo em ordem”, disse ela.