Motorista brasileiro tomba ônibus em estrada, no Chile, e duas brasileiras morrem
CHILE: Motorista brasileiro tomba ônibus em estrada, no Chile, e duas brasileiras morrem. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou que veículo tem histórico de mais de 30 multas por excesso de velocidade. Ocorrência foi registrada nessa quinta (25), entre Paso Jama e San Pedro de Atacama

Um sinistro (acidente) no km 27 da rota internacional 27CH, entre Paso Jama, na Argentina, e comuna de San Pedro de Atacama, no Chile, na noite de quinta-feira (25), envolvendo um ônibus, modelo Double Deck, com 40 passageiros brasileiros, deixou duas mulheres mortas e outras 41 pessoas feridas, sendo três em estado grave.

O veículo saiu de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com dois motoristas e 40 passageiros. Conforme o jornal chileno La Tercera, o motorista perdeu o controle do veículo, entrou na faixa de emergência e acabou capotando. O acidente está sendo investigado pela polícia de San Pedro de Atacama e o homem foi levado a um controle de detenção.

A morte de uma delas foi A primeira morte foi confirmada ainda no local do acidente, enquanto a segunda morreu no centro de saúde onde foi encaminhada. Uma delas foi identificada como a professora Elenice Terezinha Mezzomo Preto, natural de David Canabarro, no Rio Grande do Sul. Já a outra vítima fatal trata-se de Foi confirmada a identidade da segunda vítima do acidente com ônibus na região do Atacama, no Chile. Trata-se de Nora Edith Kunz, moradora de Poço das Antas. Ela viajava com uma amiga e teria morrido durante atendimento médico. Cerca de dez pessoas seguem internadas em um hospital da cidade de Calama.

O Ministério Público instruiu a Seção de Investigação de Acidentes de Trânsito (SIAT) do Chile a iniciar uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

Multas por excesso

O Estradas apurou que o veículo Scania, modelo Marcopolo Paradiso DDR, ano 2008, com placas do Rio Grande do Sul, em nome da empresa DH RS TRANSPORTES LTDA., tem duas multas, em aberto, aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por excesso de velocidade.

O histórico do veículo mostra que já foi autuado mais de 30 vezes por excesso de velocidade, além de outras infrações de trânsito.

Pelas características do sinistro, há indício de que o motorista cochilou ao volante. A perícia da Seção de Investigação de Acidentes de Trânsito (SIAT) do Chile irá apurar.

O Estradas manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber mais detalhes da viagem, e se a empresa está regularizada.

Nesta segunda-feira (29), por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência enviou a seguinte resposta:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um ônibus na última quinta-feira (25/4) em uma rodovia na região de Paso de Jama, na fronteira entre a Argentina e o Chile. A ANTT informa que o veículo da DH Transportes está com a situação regular para realizar o serviço de transporte interestadual e internacional de passageiros. O ônibus possui Seguro Internacional de Viagens em vigor, Certificado de Segurança Veicular (CSV) válido e tacógrafo aferido. A Agência ressalta que fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança internacional para apoiar as investigações.”

Governo brasileiro se manifesta

Por meio de nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores informou que o veículo saiu de Porto Alegre (RS), transportando 42 brasileiros. “O governo brasileiro transmite sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas, e deseja plena recuperação aos feridos. O Brasil também agradece a colaboração das autoridades competentes chilenas”, declarou.

Matéria atualizada no dia 29/4/24 com a resposta da ANTT