SEM PERMISSÃO: O exame das informações do tacógrafo permitirá saber se o motorista estava em excesso de velocidade. Foto: Divulgação/PRF

O motorista da van, que capotou nesse domingo (25) na BR-040, na altura do km 53, região de Petrópolis (RJ), foi autuado pela PRF e estava viajando sem autorização. O tacógrafo permitirá identificar se o veículo estava em excesso de velocidade.

Conforme apurou o Estradas, a van está com o cronotacógrafo e sua verificação em dia, válida até o final de outubro deste ano. Portanto, as informações registradas no equipamento permitirão as autoridades policiais verificar se o condutor dirigia em excesso de velocidade tanto no trecho como ao longo do trajeto. Ele fazia a viagem partindo de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro: Motorista capota com van na BR-040 (RJ) e três pessoas morrem.

Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van é um modelo Mercedes-Benz 515 Sprinter, ano 2013. Veja o que diz a assessoria de imprensa da PRF.

O condutor foi submetido à teste de alcoolemia, embora, não necessariamente, ao bafômetro. Todavia, o resultado desses exames não é público. Após verificação de documentos de uso obrigatório, foi constatado que o condutor do veículo trafegava sem curso especializado para condução de veículo de transporte coletivo de passageiros, conforme normativa estabelecida pelo artigo 33 da resolução número 168 de 14/12/2004. Além disso, o veículo envolvido não apresentava licenciamento destinado ao transporte remunerado de passageiros, infringindo o artigo 135 do CTB. Já em relação ao exame toxicológico regulamentado pela Lei do Caminhoneiro (Lei 13.103) e a Lei 14.071, esse se apresentava ok.”

Segundo apuração do Estradas no sistema aberto e público, o motorista foi autuado nas duas irregularidades mencionadas pela PRF, além da falta do uso do cinto de segurança dos passageiros. Fator que deve ter contribuído para tantas vítimas, principalmente, as fatais. Nas três autuações, o condutor já somou 19 pontos, somente neste caso.

Saiba mais sobre a “caixa preta” do setor de transportes rodoviários

Assim como os aviões têm sua ‘caixa preta’, caminhões, ônibus, vans e suas variações são obrigados a dispor do cronotacógrafo, mais popularmente conhecido como tacógrafo, que cumpre essa função.

As informações que ele fornece são essenciais para a gestão do transporte seguro, controlar jornada de trabalho, abuso de velocidade, bem como evitar acidentes (sinistros) ou apurar responsabilidades quando eles ocorram. Saiba mais clicando aqui.