De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorrência foi na madrugada desta segunda-feira (24); óbitos foram confirmados no local. Coletivo transportava pacientes para exames médicos
Um acidente (sinistro) no km351 da BR-163, próximo à cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), na madrugada desta segunda-feira (24), envolvendo um ônibus Volvo, da empresa Viatur Transporte e Turismo, e uma camionete Toyota Hilux, de cor branca, deixou três mortos no local, além de cinco feridos, sendo um em estado grave (passageiro da Hilux), de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Ainda conforme os militares, o sinistro ocorreu por volta de 3 horas. Informações preliminares dão conta de que o condutor da Hilux teria invadido a pista contrária, durante uma ultrapassagem, vindo a colidir de frente com o ônibus, que transportava 25 passageiros.
De acordo com os bombeiros, os motoristas dos dois veículos morreram no local, além de um dos passageiros da Hilux; o outro foi socorrido em estado grave para o hospital de Nova Alvora do Sul. Já os quatro ocupantes do ônibus que tiveram ferimentos leves, foram encaminhados também ao hospital de Nova Alvorada do Sul.
As três vítimas fatais foram identificadas como:
- Norival Francisco da Silva, 58 anos, motorista do ônibus
- Antônio Darlei dos Santos, 27 anos, motorista da camionete Hilux
- Juedi Pereira Elias, de 38 anos, passageiro da Hilux
O Estradas apurou que o ônibus é da marca Volvo, ano 22014, placas OOM-7265, prefixo 4415, modelo Irizar PB R, está com o cronotacógrafo em dia.
A reportagem apurou também que o veículo foi multado em 26/7/22, às 3h50, no km 367 da BR-163, por transitar em excesso de velocidade, em até 20%.
O Estradas tentou contato com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS (Agems) e com a empresa Viatur, mas não obteve sucesso em nenhuma das ligações.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não informou se o cronotacógrafo do ônibus foi verificado. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
Ônibus locado pela Prefeitura de Dourados (MS)
Conforme noticiou o site Midiamax, o ônibus foi locado pela prefeitura de Dourados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e realizava o transporte de pacientes do programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio). O destino era uma unidade hospitalar em Campo Grande (MS).
Ainda de acordo com o Midiamax, em nota, a prefeitura de Dourados informou que oito passageiros tiveram ferimentos leves. Sete foram atendidos no Hospital de Nova Alvorada do Sul e um foi encaminhado para Campo Grande onde faz exames complementares. Os demais retornaram para Dourados.
Ainda durante a madrugada, a Secretaria de Saúde encaminhou equipe para o local para assistência dos pacientes.
Segundo o site, a Viatur informou que todos os ônibus da empresa estão com vistorias e autorizações em dia. A informação foi confirmada pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS). “O veículo da empresa Viatur está em conformidade com as exigências da AGEMS. A vistoria está em dia com validade até janeiro de 2023”, informou o órgão em nota, afirmando ainda que aguarda relatório da CCR MSVia, concessionária que administra a rodovia e MS, para saber mais detalhes do acidente.
Empresa lamenta perda
Segundo a Viatur, a empresa lamenta profundamente a perda das vidas no acidente e está em contato com a família do motorista do ônibus prestando atendimento.
Disse ainda que a seguradora está prestando atendimento aos passageiros que precisam de atendimento médico e que sobre as causas do sinistro, aguarda a apuração feita pelas autoridades.
Não pode beber e ir dirigir essa é a grande verdade