Uma tentativa de assalto por pouco não terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira, quando o motorista de ônibus foi atacado e agredido por um assaltante na Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), na altura do Gradim, em São Gonçalo. Ele perdeu a direção do veículo que, após quase tombar,  acabou atravessado na pista com com uma das rodas presa na canaleta do acostamento. No acidente, o motorista e dois passageiros sofreram ferimentos leves e foram atendidos no local.  Um suspeito acabou preso pela polícia.

O crime aconteceu por volta de 9h30, quando o coletivo da Viação Rio Ita, que fazia a linha 417 (Niterói-Manilha) seguia na pista sentido Itaboraí. Segundo a polícia, o ladrão embarcou na altura da Favela do Gato e, enquanto fingia pegar o dinheiro da passagem para entregar ao motorista – que acumulava a função de cobrador – anunciou o assalto, dizendo estar armado e exigindo dinheiro.

O motorista do ônibus desconfiou que ele estivesse desarmado e fechou o guarda moedas, se recusando a entregar o dinheiro. Muito nervoso, o ladrão começou, então, a agredir o motorista e o ônibus ficou desgovernado.

Pânico – Assustados, passageiros acionaram as janelas de emergência para abandononar o coletivo, temendo o início de um tiroteio. Mas ao perceberem que o criminoso estava desarmado, partiram para cima dele e começaram a tentar linchá-lo.

Nessa hora, agentes em uma patrulha do 7º BPM (São Gonçalo) que passava pelo local perceberam a confusão e pararam para saber o que havia acontecido. Ao se informarem, deram voz de prisão a um suspeito, Alex Sandro de Aguiar Soares, de 18 anos,  que foi levado para 73ª DP (Neves), onde foi autuado por lesão corporal e tentativa de assalto.