Conforme André Pierre, coordenador de engenharia rodoviária do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), algumas estradas foram prejudicadas por causa das chuvas intensas. “São trechos que requerem atenção especial. Mas sem grandes problemas, só algumas deformações no pavimento. Não vão acarretar riscos maiores”. Ele afirma que no dia 1º de julho foi dado início aos trabalhos de conservação das estradas, que estavam impedidos por causa da época das chuvas.
André destaca que três trechos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE) devem ser concluídos até o próximo dia 20. São eles Barrento/Aracatiara, Aracatiara/Itarema e Itarema/Almofala. Além disso, as obras vão começar no trecho Assaré-Aratama e a Estruturante, que vai de Caucaia a Paracuru, receberá uma nova camada de asfalto. “Os motoristas não precisam se preocupar, pois as obras não oferecem riscos. Pelo contrário, na Estruturante, os buracos já foram, inclusive, fechados”.
Além das dicas na estrada, antes de viajar é necessário fazer uma revisão no veículo, independente do modelo e ano de fabricação. Antônio José Rocha, que trabalha em um centro automotivo, alerta que o motorista deve procurar seu mecânico de confiança e verificar os freios, as lanternas e os pneus. “Recomendamos o alinhamento e balanceamento dos pneus. A situação dos pneus determina o bom funcionamento do freio”.
Ele explica que é importante também observar a situação da água no radiador e do óleo, além de observar equipamentos essenciais como triângulo, chave de roda e extintor de incêndio. “Se faltar qualquer um desses itens, o motorista pode ser multado. Além disso, o processo de troca de pneu pode ser complicado”. Na maioria das oficinas, a verificação do veículo não é cobrada. Não existe um pacote específico para a revisão, mas o custo varia de R$ 250 a R$ 350, dependendo dos serviços.