Motorista do acidente com jogadores do Bragantino disse que dormiu ao volante
COCHILO: Motorista do acidente com jogadores do Bragantino disse que dormiu ao volante. Foto: Paula Nacasaki/Liberal/Rede Social

Em depoimento à polícia, Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, disse que fazia a viagem a pedido do jogador Pedro Severino, que está em estado “gravíssimo”

O motorista do carro que se envolveu em um sinistro (acidente) na Via Anhanguera, na terça-feira (4), que deixou feridos os jogadores do sub-20 do Red Bull Bragantino, Pedro Severino, de 19 anos, e Pedro Castro, de 18 anos, informou à Polícia Civil que dormiu ao volante no momento da colisão em uma caminhão-baú Ford Cargo 815E.

No depoimento, Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, disse que fazia a viagem a pedido de Pedro Severino, entre Ribeirão Preto (SP), onde mora os atletas, e Atibaia (SP), onde fica o centro de treinamento do Bragantino.

Além disso, Lago explicou também que se preparou para a viagem, dormindo das 18h do dia anterior às 2h de terça-feira (4), mas que, mesmo assim, “dormiu ao volante. Com isso, o veículo foi para a faixa da direta e acabou colidindo na traseira e lateral do caminhão.

Segundo o motorista, ele disse que tentou socorrer os passageiros. No dia do sinistro, Lago e o caminhoneiro foram submetidos ao teste do bafômetro, que deu negativo para ambos.

Estado de Pedro Severino é gravíssimo

De acordo com o Hospital da Unimed, em Ribeirão Preto (SP), onde Pedro Severino foi avaliado por uma equipe de neurocirurgiões, o tratamento irá continuar, porém seu estado de saúde é considerado “gravíssimo”. O atleta foi transferido para essa unidade de saúde, nessa quinta-feira (6).

Severino teve o protocolo de morte encefálica interrompido após apresentar um reflexo de tosse ao ser retirado da sedação.

No dia do sinistro, terça-feira (4), ele passou por uma cirurgia na cabeça e apresentou um quadro que levou à abertura dos procedimentos para confirmar a morte encefálica no fim da tarde de terça-feira (4).

Na quarta-feira (5), porém, os procedimentos e exames para confirmar se o jovem tinha atividade cerebral foram interrompidos após ele apresentar um reflexo de tosse ao ser retirado da sedação.

Já Pedro Castro, apesar de ter uma fratura na vértebra cervical, teve alta médica, do Hospital Municipal de Americana (SP), ainda na terça-feira (4). Na sequência, foi encaminhado pelo clube para o Hospital 9 de Julho, em São Paulo (SP), para monitoramento.

De acordo com o diretor-técnico do hospital de Ribeirão Preto, em 41 anos de profissão, nunca viu uma situação como essa. “Apesar de fazer parte do protocolo, o mais comum é que, a partir do início da retirada da sedação, o quadro evolua a óbito“, disse.

Jogadores dormiam

Além do cochilo do motorista, os jogadores Pedro Severino e Pedro Castro dormiam no momento da colisão contra o caminhão-baú Ford Cargo. Severino estava no banco do passageiro e, com a batida, sofreu um traumatismo craniano. Já Pedro Castro teve ferimentos leves e foi liberado ainda na terça-feira (4).

Caminhão-baú tem diversas multas

Motorista do acidente com jogadores do Bragantino disse que dormiu ao volante
MULTAS: Caminhão Ford Cargo tem 8 multas por irregularidades. Foto: Reprodução/EPTV

O Estradas apurou que o caminhão-baú envolvido no acidente é um Ford Cargo, modelo 815E, placas de São Paulo, e tem 8 multas, em aberto, aplicadas pela Polícia Rodoviária federal (PRF), sendo 6 recebidas em um único dia na Fernão Dias (BR-381), pelas seguintes infrações:

  • Conduzir o veículo com qualquer uma das placas sem legibilidade e visibilidade
  • Conduzir veículo c/ registrador instantâneo inalt. de velocidade/tempo viciado/defeituoso
  • Conduzir o veículo com equip. obrigatório em desacordo com o estab. pelo Contran
  • Conduzir o veículo c/ equip. do sistema de iluminação e de sinalização alterados
  • Transitar em marcha ré, salvo na distância necessária a pequenas manobras
  • Conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante
  • Desobedecer às ordens emanadas da autoridades competentes de trânsito ou de seus agentes (duas ocorrências)

Quanto ao carro Nissan Versa, a reportagem ainda não obteve a situação do veículo (licenciamento), assim como a situação da documentação do condutor Aguinaldo Lago (CNH).