
Estradas apurou com exclusividade que atitude do condutor por ser indícios de irregularidades graves, como CNH vencida, CNH em desacordo com o CTB; e falta de exame toxicológico, entre outras
Minutos após o ônibus Volvo tombar na Via Dutra (BR-116), em Barra Mansa (RJ) na tarde dessa segunda-feira (27), deixando 31 feridos leves e quatro graves, o motorista que conduzia o veículo fugiu do local, conforme apurou o portal Estradas, bem como vários veículos de comunicação da região.
Ao longo da tarde informações da imprensa da região indicam que o motorista foi identificado e ouvido pela Polícia Civil. Ele admitiu ter deixado o local, por temer por sua vida, após uma briga entre passageiros no meio da pista. Efetivamente há imagens que indicam dois homens trocando socos. Mas o motorista não poderia deixar o local após o sinistro (acidente).
Essa atitude dá indícios de que há alguma irregularidade grave, como: falta de autorização para a viagem; veículo com manutenção precária; motorista com CNH em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); e exame toxicológico vencido, entre outras.
A reportagem também apurou que a viagem longa, de mais de 5.200 quilômetros (considerando ida e volta), até Buenos Aires, na Argentina, não pode ser feita por dois motoristas sem desrespeitar a legislação brasileira quanto a jornada de trabalho.
Outra irregularidade que deverá ser confirmada pela perícia técnica é o não uso do cinto de segurança por parte dos passageiros, dado o grande número de feridos.
O Estradas tem alertado os usuários para a importância deste equipamento e inclusive realizado campanhas de conscientização dos passageiros. O sistema da ANTT, que permitiria aos interessados em checar a situação do coletivo continua fora do ar.
Na tarde dessa segunda-feira (27), a reportagem solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informações sobre a autorização para realizar a viagem, mas ainda não recebeu tais esclarecimentos sobre o caso.
O que deve ser respondido
- Como dois motoristas podem dirigir com segurança 5.200 km em aproximadamente quatro dias?
- Por que o motorista fugiu logo após o sinistro?
- Quem contratou o ônibus?
- O ônibus está equipado com cinto de segurança em todos os assentos?
- Os passageiros usavam o cinto de segurança?
- Qual o total de passageiros e a capacidade do veículo?
- Onde está a lista de passageiros?
- Onde está o motorista e quem é de fato o proprietário do veículo?
- O motorista está com a CNH em dia?
- Quem mais iria dirigir o ônibus nesses quatro ou cinco dias de viagem?
- A viagem tinha seguro?
- O cronotacógrafo (caixa preta) estava funcionando?
- Qual a velocidade praticada na hora em que o motorista perde o controle, rodopia com o ônibus e depois tomba?
- Outros ônibus que estão indo para a Argentina estão sendo fiscalizados?
Motorista reserva teve perna amputada mas colega fugiu mesmo assim
Do total de vítimas, 31 tiveram ferimentos leves, embora não foi informado que tipo de lesão. Já quatro pessoas pelo menos, dentre elas uma mulher, tiveram ferimentos graves. O motorista reserva teve a perna amputada.
As vítimas foram atendidas pela concessionária e socorridas para hospitais Santa Casa de Barra Mansa, São João Batista (Volta Redonda) e Hospital de Emergência (Resende).
Segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o laudo do acidente está em elaboração (prazo 5 dias) e a investigação sob responsabilidade da Polícia Civil.
Centenas de outros torcedores do Flamengo estão viajando para Buenos Aires, na Argentina, em situações semelhantes e vão percorrer pelo menos 2.000 quilômetros na ida e outros tantos na volta, em território nacional, passando por postos da Polícia Rodoviária Federal.
Leia também:
VÍDEO: Ônibus com torcedores do Flamengo tomba na Dutra e deixa dezenas de feridos, no RJ




