TRECHO EM LINHA RETA: Bombeiros atendem ao caminhoneiro, que tombou a carreta Scania, carregada com madeiras, na BR-163, em Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Veículo transportava madeiras e tem registro de multa por excesso de peso e problemas no tacógrafo; condutor ficou ferido

Nesta quinta-feira (13), por volta das 11h30, uma carreta carregada com madeiras com placas de Curitiba-PR tombou na BR-163 em Caarapó (MS) na saída para Juti, próximo à rotatória.

O motorista teve de ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Caarapó e encaminhado ao Hospital Beneficente São Mateus, sem apresentar sinas de fratura. O caminhoneiro consciente .Equipes da CCR MS Via e da Polícia Rodoviária Federal também estiveram no local do acidente.

Questionado sobre o tombamento, o condutor disse que a pista tinha um acentuado desnível, mas não soube dizer o que aconteceu para que o caminhão tombar na rodovia.

Veículo tem multas por excesso de peso e outras irregularidades

Numa pesquisa rápida, o Estradas.com.br identificou que, apesar de estar teoricamente com o cronotacógrafo regularizado, o veículo tem várias multas. Sendo que, no dia 29 de setembro deste ano foi feita autuação pela PRF por excesso de peso. Não foi possível identificar se quem conduzia o veículo nas multas registradas é o mesmo motorista atendido hoje.

Em fevereiro, a PRF identificou que o cronotacógrafo estava ‘viciado’ ou defeituoso. Não aparece no sistema do Inmetro registro que a situação do equipamento tenha sido regularizada. A multa foi aplicada no km 733 da BR-163, em Mato Grosso. O veículo aparece em nome da Lazzari Comércio de Madeiras e Transportes Ltda.

Por meio das informações geradas pelo “tacógrafo” é possível identificar velocidade, tempo de direção contínua e distância percorrida. Essas informações são essenciais para a perícia.