Muitos motoristas continuam dirigindo mesmo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Alguns não sabem do vencimento e outros usam como desculpa quando são parados em fiscalizações da polícia, porém se estiver com a data expirada em mais de 30 dias a multa é gravíssima no valor de R$ 191,54.

A CNH vencida ou a falta da mesma são as irregularidades mais flagradas pela polícia. O comandante do Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual de Campo Mourão, tenente Hector Luiz Lovera Esquivel, observa que durante o final de semana, quando foi deflagrada a ‘Operação Corpus Christi, algumas pessoas foram paradas nas blitze e estavam com a carteira de motorista vencida. “Fazemos um alerta para que as pessoas observem o prazo de vencimento da CNH”, frisa.

De acordo com o tenente muitos dos motoristas nem sabiam a data de vencimento da carteira. “Geralmente as pessoas só retiram a habilitação da carteira quando são parados pela polícia e na seqüência já guardam novamente”, assinala.

O soldado do Pelotão de Trânsito do 11º Batalhão da Polícia Militar, Mário Ferreira Lopes, salienta que a desculpa mais comum dos motoristas aos policiais é que não sabiam que a CNH estava vencida. “Alguns usam essa tática para tentar escapar da multa. Porém, outros acabam não verificando a data de vencimento da carteira de motorista e só ficam sabendo que está vencida quando é parado em fiscalização”.

Conforme o chefe da Ciretran de Campo Mourão, Dirceu Jacob, 30 dias antes de vencer a CNH o Detran envia um comunicado sobre o vencimento. Acontece que muitas pessoas mudam de endereço e não regularizam, e a correspondência acaba se extraviando.

Jacob observa que os motoristas têm 30 dias após o vencimento para fazer a renovação do documento. Depois dessa data já pode ser multado. “Pedimos às pessoas não deixem para procurar a Ciretran muito próximo do prazo final, pois a CNH demora em média uma semana para ser entregue”. Ele salienta que o período de vencimento da CNH depende da avaliação médica. “É de no máximo cinco anos, porém pode ser de dois ou três anos. Quem determina o prazo de vencimento é o médico após todos os exames”, completa.