A determinação do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal de restringir os horários para a circulação de caminhões na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e para a carga e a descarga de mercadorias nas entrequadras do Plano Piloto completa um mês em vigor nesta quarta-feira (06/08). No entanto, muitos motoristas ainda descumprem a norma, publicada em 5 de julho. Os caminhoneiros pegos desrespeitando a determinação estão sujeitos a multa de R$ 85 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Na Asa Norte, o Correio flagrou motoristas aproveitando a hora de almoço, uma das mais complicadas nas entrequadras, para embarcar e desembarcar mercadorias. Às 12h45, um caminhão com verduras e legumes estacionava em frente a um mercado na 209/210 Norte. Mesmo ciente da nova regra, o motorista tentava explicar, com um sorriso constrangido, que não teve escolha e garantia que o trabalho seria rápido. O subgerente do estabelecimento, Josuílton Bispo, informou que a rede de supermercados já providencia as adequações às novas regras. “A carga chegou hoje de São Paulo e, como é perecível, não pode ficar esperando no sol até a liberação da via. De qualquer forma, vamos comprar duas vans para carregar na Ceasa e trazer para cá”, garantiu.

Na 103/104 Norte, novo flagrante às 13h30. Em frente a uma loja de móveis e decoração um caminhão parava em fila dupla para desembarcar os produtos. Segundo levantamento realizado pelo Detran, até sexta-feira, 175 motoristas foram multados por desrespeitarem os horários estipulados para a carga e descarga nas comerciais do Plano Piloto. Já o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela fiscalização na EPTG, somou 121 autuações de motoristas que insistiram em trafegar pela via nos horários proibidos.

Fiscalização
O Detran aposta em fiscalização constante para garantir o cumprimento das regras para o trânsito de veículos pesados. “Infelizmente muitas pessoas só são educadas com a aplicação de multas. O número de multas aplicadas até agora não é tão alto, mas é expressivo”, comentou o chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran, Silvain Fonseca. Apesar disso, ele acredita que em algumas quadras a melhora no tráfego foi perceptível. Das 190 placas de sinalização informando as mudanças, o Detran instalou 170 em pontos estratégicos das entrequadras.

“As novas regras entraram em vigor durante as férias. Então, é natural a redução do tráfego. O nosso teste de fogo será este mês pós-retorno às aulas. A construção do viaduto ali na via que leva ao Guará também facilitará ainda mais o deslocamento dos motoristas nos horários de pico”, explicou o comandante da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRV) do DF, major Glaumer Araújo.

O que diz a lei
A Instrução de Serviço nº 98 do Detran estabeleceu normas para a circulação de veículos pesados no DF. Saiba o que ela prevê

* EPTG: Está proibida a circulação de caminhões das 6h30 às 9h, no sentido Taguatinga/Plano Piloto, e das 17h30 às 20h, no sentido Plano/Taguatinga.

* Comércios locais do Plano Piloto: Está proibida a carga e descarga de mercadorias das 11h30 às 14h e das 17h às 20h.

* Punição aos infratores: O motorista flagrado desrespeitando alguma regra perde quatro pontos na habilitação e é multado em R$ 85,13. Há a possibilidade de remoção do veículo.