Motoristas e motoqueiro bêbados são presos em rodovias federais no TO, MA, PI e em RO
PRISÃO: Motoristas e motoqueiro bêbados são presos em rodovias federais no TO, MA, PI e em RO. Foto: Divulgação/PRF

Flagrantes ocorreram entre sexta-feira (12) e domingo (14)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, no fim de semana, diversos condutores embriagado, em rodovias federais nos estados do Tocantins, Piauí, Maranhão em em Rondônia.

De acordo com a Corporação, a unidade do Tocantins atendeu a três ocorrências distintas de embriaguez ao volante nos municípios de Nova Olinda e Palmas. Na sexta-feira (12), por volta das 12h, no km 232 da BR-153, em Nova Olinda (TO), os policiais foram atender a um sinistro envolvendo dois caminhões.

Durante o deslocamento, no perímetro da cidade, a equipe localizou um dos veículos envolvidos, que havia se evadido do local. O condutor confirmou a participação no sinistro e foi submetido ao teste de alcoolemia, que indicou 0,61 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Diante dos indícios de direção sob influência de álcool e omissão de socorro, ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em Colinas do Tocantins.

Já no sábado (13), por volta das 19h, no km 454 da BR-010, em Palmas (TO), uma colisão lateral entre veículos denunciou um dos condutores, que apresentava sinais evidentes de embriaguez. Submetido ao teste de alcoolemia, foi registrado índice de 0,8 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Diante dos indícios, o homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, em Palmas (TO), para os procedimentos cabíveis.

No domingo (14), às 18h35, no km 469 da BR-010, também em Palmas (TO), outro sinistro denunciou um condutor, que tentou evadir ao perceber a presença policial. ele foi localizado e, após abordagem ele recusou ser submetido ao teste do etilômetro, mas apresentava sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, devidamente registrados no Termo de Constatação de Sinais de Alteração de Capacidade Psicomotora (TCSACP). Diante da situação, o homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Palmas (TO).

Rondônia

Em Rondônia, foram registrados quatro ocorrências de embriaguez ao volante, entre sábado (13) e domingo (14). As fiscalizações ocorreram nas rodovias BR-364 e BR-174 e resultaram na detenção de quatro condutores, todos autuados pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em Ariquemes (RO), no sábado (13), no km 491 da BR-364, um homem conduzindo um veículo utilitário foi abordado após realizar uma ultrapassagem proibida. Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o teor de 0,37 mg/L de álcool no ar expelido.

No domingo (14), no km 519, ainda em Ariquemes (RO), um caminhoneiro foi detido após o teste indicar 0,93 mg/L. Como não havia outro condutor habilitado no local, o veículo foi removido.

Ainda em Ariquemes (RO), no km 514 da BR-364, um condutor foi flagrado com o teor alcoólico de 0,76 mg. O veículo e as crianças que estavam como passageiras ficaram sob a responsabilidade da esposa do motorista.

Já em Vilhena (RO), no km 14 da BR-174, um motoqueiro foi flagrado com limite legal bem acima (1,01 mg/L de álcool por litro de ar expelido). Inicialmente, o indivíduo negou ter ingerido bebida alcoólica, mas posteriormente admitiu o consumo de aproximadamente quatro litros de cerveja. ele foi levado para a Delegacia para as providências necessárias.

Motoristas e motoqueiro bêbados são presos em rodovias federais no TO, MA, PI e em RO
MOTOQUEIRO PRESO: Motoqueiro bêbado foi flagrado na BR-174, em Vilhena (RO), com limite legal bem acima (1,19 mg/L). Foto: Divulgação/PRF

Piauí

Já no estado do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no sábado (13), três condutores por embriaguez ao volante durante ações de fiscalização realizadas em diferentes trechos da BR-316.

As ocorrências aconteceram ao longo da tarde e da noite, resultando na condução dos envolvidos à Delegacia de Polícia Civil e na adoção das medidas legais cabíveis.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 16h30, em Picos (PI), quando os policiais flagraram um motoqueiro trafegando sob influência de álcool. Após a abordagem, foram constatados sinais evidentes de alteração da capacidade psicomotora, e o teste de etilômetro confirmou o uso de álcool. O motoqueiro foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil. Durante os procedimentos, também foi registrada ocorrência de desacato.

Já por volta das 21h, em Valença do Piauí (PI), em frente à base da PRF, outro motoqueiro foi abordado e, diante dos sinais visíveis de embriaguez, foi submetido ao teste de alcoolemia, que confirmou a ingestão de álcool em nível configurado como crime de trânsito. O motoqueiro foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil, em Valença do Piauí (PI). A motocicleta foi recolhida ao pátio por irregularidade administrativa.

Na terceira ocorrência, às 22h20, em Alegrete do Piauí (PI), o condutor de um carro apresentou claros sinais de embriaguez, e na abordagem desobedeceu à ordem de parada e fugiu, realizando manobras perigosas e colocando em risco a segurança dos usuários.

Ele foi interceptado alguns quilômetros à frente. Na abordagem, ele recusou-se a realizar o teste do bafômetro, sendo lavrado o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora. Também foram constatadas outras infrações, como condução sem habilitação e desobediência. O veículo foi recolhido ao pátio, e o motoqueiro foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil de Alegrete do Piauí (PI).

Maranhão

No domingo (14), por volta das 19h, os policiais foram acionados para atendimento a sinistro no km 403 da BR-230, em Balsas (MA). No local, foram iniciados os procedimentos e, de imediato, foi notado que o motorista do carro envolvido apresentava sinais de embriaguez.

Ele recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Diante disso, foi elaborado o Termo de Constatação de Embriaguez. Durante a abordagem os policiais notaram que o condutor apresentava, vermelhidão nos olhos, odor etílico e vestes desalinhadas.

O condutor sofreu escoriações e lesões na região da cabeça e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um hospital municipal. Após atendimento e liberação médica, o envolvido foi conduzido à delegacia de polícia civil para os demais encaminhamentos legais.