ALERTA: Motoristas das rodovias paulistas receberão orientações da Artesp sobre direção segura em dias de chuva e neblina. Foto: Divulgação

De acordo com a Artesp, uso das lanternas e dos faróis, mesmo durante o dia, facilita visualização de outros motoristas e reduz risco de colisões

Quem pretende pegar a estrada deve redobrar a atenção neste período em que chuvas atingem todo o Estado. Dirigir sob condições climáticas ruins, com ocorrência de chuva e neblina, exige maior cautela dos motoristas. Além de reduzir a visibilidade, a água acumulada na pista diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência.

“Umas das medidas importantes para dirigir sob chuva tornou-se Lei em 2016, manter o farol aceso mesmo durante o dia, independente da condição climática. Essa simples cautela permite que se perceba mais rapidamente a aproximação de veículos que trafegam no sentido contrário, o que aumenta o tempo de reação diante de situações de risco”, orienta Viviane Rivelli, coordenadora de Segurança Viária da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

De acordo com a coordenadora, o motorista deve levar em conta que a velocidade máxima permitida na rodovia é determinada para o tráfego em condições normais. Sob chuva ou neblina é recomendável reduzir a velocidade. Outra dica importante é em relação ao uso correto do pisca-alerta. É comum motoristas acionarem as luzes de emergência em situações de pouca visibilidade e tráfego lento. Esse procedimento, no entanto, é um erro. Em nenhum caso deve-se circular com o pisca-alerta ligado. A Agência reforça que o pisca só deve ser acionado com o veículo parado, preferencialmente em uma área segura.

A Artesp recomenda, ainda, que os motoristas chequem as condições do veículo sempre antes de pegar a estrada. É preciso verificar os freios e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe. Pneus desgastados prejudicam a frenagem e podem derrapar, aumentando o risco de acidentes. Importante também verificar o funcionamento das lanternas e dos limpadores de para-brisas. Antes de começar a viagem, o condutor deve se certificar de que todos os ocupantes do veículo estejam com o cinto de segurança afivelado corretamente. O equipamento pode salvar vidas em caso de acidentes, e é obrigatório para o motorista e os passageiros, inclusive os que viajam no banco de trás.

Se, mesmo com todas as precauções, o motorista perceber que a visibilidade está comprometida com a chuva, o melhor a fazer é procurar um posto de serviço e parar até a chuva diminuir para então retomar a viagem.

Dicas de segurança para dirigir com chuva:

– Ao perceber acúmulo de água na pista, reduza a velocidade;

– Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;

– Mantenha distância segura dos demais veículos, especialmente o que vai a sua frente;

– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;

– Em áreas de alagamento, tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Dicas de segurança para dirigir com neblina:

– Reduza gradualmente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;

– Mantenha distância segura do veículo à frente;

– Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Já o farol alto, independente do horário, dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;

– Não pare o veículo no acostamento;

– Nunca pare na pista;

– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento;

– Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;

– Fique atento a sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e som de colisão;

– Deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir eventuais sinais sonoros;

– Não use aparelhos que possam dispersar a atenção;

– Deixe o para-brisa limpo;

– Mantenha o vidro aberto ou ligue a ventilação do carro para não embaçar os vidros;

– Caso julgue não ter condições de visibilidade para seguir viagem, pare somente em locais seguros como postos de abastecimento – nunca no acostamento.