O movimento nas rodovias pedagiadas aumentou 0,9% em novembro em relação a outubro, em base dessazonalizada, segundo o Índice ABCR de Atividade, produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias e a Tendências Consultoria Integrada.

O fluxo de veículos leves avançou 0,8% no período. “O crescimento do emprego e da renda continua forte, o que explica o bom desempenho dos leves, impulsionado principalmente por São Paulo”, afirmou em nota o economista da Tendências, Bernardo Wjuniski.

O tráfego de veículos pesados cresceu 1,2% na mesma base de comparação. “Os pesados permanecem em linha com a trajetória de recuperação da produção industrial”, disse Wjuniski.

Ele lembrou que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou crescimento de 0,4% da atividade industrial em outubro em relação a setembro. “A alta na movimentação dos pesados em novembro aponta que o próximo dado de produção industrial (novembro) deve vir na mesma direção”, comentou.

Em relação ao mesmo período de 2009, o fluxo total de veículos apresentou expansão de 9,8%. O fluxo de veículos pesados cresceu 11,2% e o de leves apresentou alta de 9,3%. Nos últimos doze meses, o movimento total teve expansão de 7,6%, o de leves aumentou 6,4% e o de pesados avançou 11,3%.