Protesto visou liberação de terras que pertencem à Terracap para que a União promova o assentamento. Reunião foi marcada para hoje à tarde
Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram, durante quase toda a manhã de hoje, parte da BR-020, que liga Brasília a Formosa (GO). A manifestação começou às 6h30 e se estendeu até as 10h30, na altura do km 42 da rodovia. Mais de 168 famílias do movimento reivindicam uma reunião com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) para discutir a regularização das terras onde se encontram os ocupantes.
Segundo informações da Polícia Militar, desde o começo da manhã, os integrantes do MST bloquearam a passagem utilizando troncos de árvores e atearam fogo em pneus. Foram acionados cerca de dez policiais rodoviários federais, 20 militares e uma viatura do Corpo de Bombeiros. De acordo com o líder do movimento, Joel Ribeiro, o objetivo da ação é conseguir uma reunião com o presidente da Terracap, Antônio Gomes, para que seja discutida a regularização do pré-assentamento Oziel Alves II, localizado no Núcleo Rural Pipiripau, onde moram há oito anos cerca de 700 integrantes do MST. O movimento exige que o terreno, de propriedade da Terracap, seja destinado à União, para que os 2,4 mil hectares sejam apropriados pelo manifestantes.
O presidente da Terracap não compareceu ao local. Foi marcada uma reunião para hoje com a Terracap, na qual será decidido o destino das terras.