O prefeito Serafim Corrêa decidiu ontem adiar até a zero hora do dia 31 deste mês a cobrança de multas geradas pelo sistema de fiscalizadores eletrônicos, os populares “corujinhas”.
Os equipamentos – dez de um total de 32 a serem instalados – começaram a funcionar no último dia 12 nas principais avenidas da cidade. Dessa forma, quem excedeu ou exceder a velocidade até o próximo dia 30 de março não terá multa gerada pelo sistema.
Uma das principais reclamações dos motoristas era quanto à falta de informações sobre a reimplantação do sistema, a pouca visibilidade dos radares e da sinalização apontando a existência de fiscalização eletrônica nas vias. Os “corujinhas” registraram somente no primeiro dia de operação 820 infrações cometidas por conta de excesso de velocidade.
Em menos de uma semana desde a sua retomada, os radares registraram aproximadamente 3.400 infrações por excesso de velocidade, segundo informa o Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans).
A prefeitura pagará R$ 350 mil mensais à empresa Fiscal Tecnologia, durante um ano, pelo serviço dos radares. Mais 20 novos fiscalizadores serão implantados até o fim do mês, e mais dois deles atuam em caráter móvel.
Além de perdoar as multas, o prefeito Serafim Correa determinou que o Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) realizasse uma intensa campanha de divulgação do sistema até o final do mês, quando todos os 32 radares deverão estar funcionando. O instituto também vai ampliar a quantidade de sinalização referente à fiscalização para orientar os motoristas.