Depois da primeira manifestação realizada na MG-050 no início da semana em Passos, lideranças da região já se articulam para um novo manifesto que deve abranger os municípios que são cortados pela rodovia.
Prefeitos, vereadores, empresas transportadoras e associações de caminhoneiros já se mobilizam para novos protestos. A iniciativa visa chamar a atenção do Governo do Estado para a necessidade de obras de melhorias na estrada, onde o número de acidentes com mortes mais que dobrou depois que ela foi entregue à iniciativa privada.
Conforme o presidente da Associação dos Usuários da Rodovia MG-050, Marco Antonio Abi-Ramia, a situação da rodovia é precária e não é possível esperar até 2014 para receber as melhorias previstas para a rodovia na região. Ele citou o exemplo do Trevo de Alpínópolis onde as placas são confusas e já provocaram acidentes com vítimas fatais.
Quem viaja de Paraíso a Passos reclama da falta de terceira faixa e da não existência de pontos de ultrapassagens a partir de Itaú de Minas onde aumenta a quantidade caminhões na pista. “Tem muitos trechos onde são formadas longas filas por falta de áreas de escape”, reclama o motorista Luciano Renato Cardoso.
Apesar do transtorno de ficar parado por quase meia hora em protesto, a maioria dos motoristas que passavam pela rodovia e conhecem os perigos da estrada aprovaram a iniciativa e também participaram do manifesto. O advogado Samuel Coimbra, de Paraíso, fez questão de ser um dos primeiros a parar o veículo e usar um nariz de palhaço em protesto juntamente com os manifestantes. “A situação esta crítica mesmo é preciso cobrar providências”, comenta.
Os vereadores Cláudio San-tana da Mata, Henrique Mateus e José Luiz Corrêa que participaram do manifesto voltaram animados com a movimentação. Cláudio e José Luiz confirmaram que já existe uma mobilização para que aconteça novos protestos contra a situação da rodovia. “A idéia é fazer com que cada município faça o seu protesto”, diz Cláudio. “A idéia é que o protesto seja feito no mesmo dia e hora em toda a extensão da rodovia, simultaneamente nas cidades que são cortadas pela MG-050”, destaca Corrêa.
Mobilização
Em outubro o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), acompanhado do presidente da Cooperativa dos Transportadores Rodoviários de Carga de São Sebastião do Paraíso (Cootropar) Aparecido César Medeiros, o “Cidinho” se reuniu com caminhoneiros de quatro entidades representativas da região. Além da Cootropar, a Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos (CTRP), a Associação dos Transportadores Autônomos de Cássia e a Cooperativa dos Transportadores Rodoviários de Itaú de Minas receberam a visita do parlamentar com o objetivo de expor as demandas da classe. As principais reclamações se concentraram na MG 050, no que se refere à ausência de investimentos na rodovia.
Os caminhoneiros deixaram claro que a manifestação organizada por eles só ainda não ocorreu em função do pedido do deputado, de acordo com o presidente da Cootropar. Cidinho, menciona que atualmente para quem circula na estrada entre Juatuba e Paraíso gasta além do diesel, 25% do valor do combustível a mais em função dos pedágios cobrados na MG 050. “Por isso, o nosso frete aumentou”, lamenta.
O presidente da Cootropar disse a Antônio Carlos que parece ter sido montado um cartel de multa. “Há radares de 60 km colocados em descidas que exigem do motorista uma velocidade incompatível”, reclama. Aparecido falou ainda que a ausência de terceiras faixas é também uma das grandes demandas dos caminhoneiros da região.
O presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos Rogério Ezequiel Justino disse que a classe está muito insatisfeita pelo custo alto. Conforme ele explica, a pista está muito ondulada. “A qualidade do asfalto deixa a desejar, a gente fica ‘tomando soco’ dentro do caminhão”, lamentou. Da mesma forma o presidente da Associação dos Transportadores Autônomos de Cássia, Iezo Antônio de Oliveira Venâncio reclama também da falta de terceiras faixas e se mostrou preocupado com a falta de investimentos na MG 050 por ter seis pedágios funcionando.
Para José Lopes Filhos que preside a Cooperativa dos Transportadores Rodoviários em Itaú de Minas opina que a cobrança de pedágios não é justificada pela falta de intervenções na estrada. “Eles estão cobrando, mas não mostrando nada em troca”, disse. Lopes disse que os eixos erguidos também estão sendo cobrados de maneira injusta. “A gente não usa e tem que pagar”, questiona. As queixas feitas ao deputado Arantes, foram encaminhadas pelo parlamentar ao secretário de Transportes Obras Públicas, Fuad Nomam Filho para mostrar a insatisfação geral com o cronograma atrasado e alongado de obras na MG-050 e cobrar obras emergenci-ais na rodovia além de comentar sobre a mobilização dos caminhoneiros.