FREIOS: Nissan inicia nesta segunda-feira (23), recall do modelo Sentra, por problemas no sistema de luzes do freio. Foto: Divulgação/Nissan

De acordo com a montadora, problema pode causar o não acendimento das luzes de freio, o que aumenta o risco de acidentes

A montadora Nissan iniciou nessa segunda-feira (16), um recall de 14.778 unidades do modelo Sentra, anos 2017 a 2020, para reparos no sistema do interruptor das luzes de freio.

De acordo com a empresa, os veículos fabricados no México, entre março de 2016 e novembro de 2019, podem apresentar problemas no equipamento. Diante disso, é necessária a substituição e proteção do interruptor das luzes de freio dos veículos. As unidades convocadas têm os seguintes números de chassis não sequenciais:

  • 3N1BB7AE2HY001502 a 3N1BB7AE9LY203374

Ainda de acordo com a montadora, há potencial risco de contaminação do interruptor das luzes de freio por silício proveniente de graxa utilizada em outras peças das unidades convocadas. Segundo a Nissan, a contaminação poderá gerar falhas no contato elétrico do interruptor, o que leva ao risco de o motor não ligar ou de as luzes de freio traseiras não acenderem, ao pressionar o pedal do freio.

Segundo a empresa, o recall é importante para a segurança, pois em situação de não acendimento das luzes de freio com o veículo em movimento, os demais condutores na via não serão alertados sobre a redução de velocidade, o que aumenta o risco da ocorrência de acidentes (sinistros). Apesar da advertência, a Nissan esclarece que não tem conhecimento de quaisquer acidentes relacionados a este componente em seus veículos no Brasil.

Agendamento para o reparo

De acordo com a montadora, o problema será sanado com a substituição e proteção do interruptor das luzes de freio. Os proprietários relacionados pela marca devem agendar o serviço em uma concessionária de sua preferência a partir desta segunda-feira (23). O tempo do reparo é de cerca de uma hora – e, claro, não haverá qualquer custo para o cliente, ressalta a Nissan.

Mais informações no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 011 1090 ou no site www.nissan.com.br.