Na data de hoje, em 1962 , o engenheiro sueco Nils Bohlin que inventou o cinto de segurança de três pontos patenteou o equipamento. Ele trabalhou na Volvo, uma das empresas na líderes em segurança rodoviária. Faleceu em 2002 mas continua salvando vidas. Por isso, até em memória a quem ajudou e ajuda a salvar tantas vidas, afivele sempre o cinto de segurança. É importante para a sua segurança e dos demais ocupantes do veículo.

nils_bohlin_1959 inventor do cinto de 3 pontos

Muita gente ainda não usa o cinto de segurança no banco de trás e esquece que pode provocar um acidente, além de sofrer graves consequências quando ele ocorre. Uma pessoa sem cinto no banco de trás pode fazer, numa freada brusca, o motorista perder o controle do veículo e colidir porque seu peso projetado sobre o banco do motorista, além de pressioná-lo ou até causar alguma lesão, faz com que ele perca a concentração na direção.

” Já analisamos casos em que o pai deixou a filha pequena sem cinto no banco de trás e ao frear para evitar um acidente de caminhão a menina foi projetada para o parabrisa. Ele largou o volante para tentar segurá-la, perdeu o controle do veículo e entrou embaixo da carreta. Só a menina morreu e o pai praticamente enlouqueceu ao ver o que tinha feito.” , esclarece o Coordenador do SOS Estradas , Rodolfo Rizzotto.

Nos ônibus muita gente embarca mas não afivela o cinto. O mesmo passageiro que faz isso no avião. Todos sabemos que o risco de acidente de ônibus é infinitamente maior do que uma queda de avião, a diferença é que na aeronave as pessoas se sentem obrigadas a respeitar as normas. No caso do tombamento de ônibus as pessoas são jogadas para fora do veículo , sofrendo lesões graves, esmagamento, mutilações, porque a carroceria cai sobre vários corpos. Ao mesmo tempo, quem está dentro do veículo sem cinto de segurança, literalmente voa na hora do tombamento , com frequência atingindo quem está com cinto e até causando ferimentos ou matando quem agia corretamente.

Muitos motoristas de caminhão sequer usam cinto no banco da frente, o que tem causado a morte de muitos deles. Em diversos acidentes os danos materiais na cabine da carreta são pequenos mas o motorista é projetado para fora e, com frequência, esmagado pela própria carroceria do veículo. A verdade é que não usar cinto de segurança pode causar a morte e para evitar isso basta um clique.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui