A 6ª edição da revista cultural Porta-Luvas, que já está sendo distribuída em praças de pedágios do interior paulista e para bibliotecas de todo Brasil, traz matéria especial sobre um casal de artistas mineiros, radicados em Batatais (SP), que estão dando vida, entre outros, a personagens das telas de Cândido Portinari em esculturas de papel machê. A revista também traz informações sobre a cidade de Paulínia (SP), maior pólo petroquímico da América Latina, que se abre para a magia do cinema com um complexo de espaços voltados para a Sétima Arte. A Porta-Luvas é uma publicação trimestral idealizada pelo grupo OHL Brasil, por meio de suas concessionárias de rodovias Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, em parceria com a Emana Imagem & Cultura.

Os artistas plásticos Débora de Paula e Júnior Vasconcellos, vindos de Conceição de Ibitipoca (MG) para Batatais, espalharam pela cidade uma série de esculturas temáticas. Utilizando garrafas de refrigerante pet e uma mistura de cola com papel higiênico, o papel machê, os artistas esculpiram personagens da história do Brasil, da formação sócio-cultural do município, além daqueles retirados das telas de Portinari. Os artistas ganharam tamanha repercussão com o trabalho que participaram, em Brodowski, cidade natal do pintor, da “Semana Portinari”.

Cinema e lutheria

O projeto “Paulínia Magia do Cinema”, uma iniciativa da própria prefeitura, pretende transformar a cidade em pólo cinematográfico significativo. Há hoje, na cidade, uma atividade intensa para formação de platéia, fomento ao audiovisual, educação, formação de mão-de-obra local e produção local, além de espaços de aprendizado, teatro e estúdios. A revista também destaca a lutheria – arte da restauração e fabricação artesanal de instrumentos musicais – de Antonio Palmarino Cestenário, 49 anos, luthier de Santa Rita do Passa Quatro. Outro destaque da publicação é o levantamento arqueológico realizado nas regiões das concessionárias da OHL Brasil.

Aprovada pelo MinC (Ministério da Cultura) e com incentivo da Lei Rouanet, a Porta-Luvas é distribuída gratuitamente aos usuários em 23 praças de pedágio, abrangendo 55 municípios do interior do Estado de São Paulo. Com tiragem de 180 mil exemplares, a revista é distribuída também em bibliotecas públicas estaduais de todo Brasil. Para assinar a Porta-Luvas basta enviar nome e endereço completos, telefone e e-mail para Emana Imagem & Cultura, no endereço rua Dom João V, 294 – Lapa – CEP: 05075-060, São Paulo-SP, ou para o e-mail [email protected]. A assinatura é gratuita.