Veículo chega ao mercado com novo desenho interno e externo, dois airbags, mas sem motor turbo
A nova geração do SUV Renault Duster chega ao Brasil com equipamentos inéditos para o modelo, com acabamento melhorado e a robustez de sempre. Apesar dessas melhorias, o Duster ainda peca na falta de opções de motorização e de mais airbags além dos obrigatórios.
Preços e versões:
- Zen 1.6 manual: R$ 71.790
- Zen 1.6 CVT: R$ 77.790
- Intense 1.6 CVT: R$ 83.490
- Iconic 1.6 CVT: R$ 87.490
Na parte externa, o novo Duster não parece diferente da versão anterior, mas tudo é novo. A intenção, de acordo com a montadora, foi manter a robustez e o design que agrada ao consumidor.
Os faróis estão mais horizontais e com LEDs, a grade ficou maior e o para-choque foi redesenhado. O capô tem vincos que dão mais imponência ao utilitário. A lateral mantém a identidade do modelo antigo, com para-lamas volumosos.
Enquanto isso, na traseira as lanternas de LED, que têm desenho semelhante às do Jeep Renegade, prometem ‘causar’. A régua acima do suporte de placa com o nome Duster em letras garrafais, porém, continua lá para reforçar sua identidade.
Interior
A maior mudança aconteceu na parte de dentro do Duster, que deixou de compartilhar a aparência com Sandero e Logan. O painel, agora de linhas horizontais, ganhou visual mais sóbrio, materiais de melhor qualidade e apliques de aço escovado.
A central multimídia é destacada do painel e o quadro de instrumentos é analógico, apenas com uma pequena tela monocromática ao centro.
Faltou o turbo
Infelizmente, àqueles que aguardavam um novo Renault Duster com motor 1.3 turbo, a notícia não é das melhores. Isso porque a utilitário traz apenas com o motor 1.6 de quatro cilindros com até 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático CVT com 6 marchas simuladas.
Mas, há a esperança de motorização turbinada. Isso porque, durante a apresentação do modelo, a Renault apontou que o Duster ganha capô maior para abrigar novos motores.
De acordo com a montadora, o 1.6 chega primeiro por questões de vendas. E que o turbo chegará depois. Uma provável estratégia da fabricante pode ser realizar a estreia do 1.3 turbo no Captur, que receberá uma reestilização em 2021, evitando assim a canibalização pelo Duster, que chega mais moderno.
Versões e pacotes
- Zen 1.6 manual
Ar-condicionado, faróis com LEDs, vidros elétricos nas quatro portas, start-stop, travas elétricas, banco traseiro bipartido, alarme, rodas de aço de 16 polegadas, rádio e banco do motorista com regulagem de altura. Opcionais: central multimídia, faróis de neblina e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
- Zen 1.6 CVT
Todos os itens da versão anterior, mais câmbio CVT e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: central multimídia, rodas de 16 polegadas e quadro de instrumentos com tela digital central.
- Intense 1.6 CVT
Todos os itens anteriores, mais grade cromada, maçanetas na cor da carroceria, barra de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisores externos cromados e elétricos, vidros elétricos com função um-toque, luzes de cortesia no porta-luvas e no porta-malas, volante de couro, central multimídia, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, ar-condicionado automático, piloto automático e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.
- Iconic 1.6 CVT
Todos os itens anteriores, mais câmeras Multiview, alerta de ponto cego, faróis automáticos, chave presencial, bancos de couro, rodas de 17 polegadas e apoio de braço central.
- Pacote Tech:
Seis auto-falantes, central multimídia, roda de liga leve de 16 polegadas e faróis de neblina.
- Pacote Outsider:
Proteção frontal, farol de longo alcance (milha), alargador de para-lama, friso nas portas, barra de teto preta e retrovisores externos pretos.