Jaraguá do Sul – O DNIT anunciou recentemente serviços na Ponte do Portal, sobre o Rio Itapocuzinho, que faz a divisa de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Será feito o reforço da base de todos os pilares, substituição da sobrelaje e dos guarda-corpos e tratamento das juntas de dilatação, além da ampliação da área de vazão do rio. As obras devem demandar quatro meses e prejudicar o fluxo do tráfego, que será feito em meia pista.
A obra está assegurada, no entanto, existe preocupação por ser a única ponte de saída de Jaraguá do Sul para o litoral em condições de suportar o tráfego. A construção de ponte alternativa está sendo defendida há anos, à montante, onde havia a antiga, idéia que está sendo protelada. Um dos maiores defensores é o presidente da Aciag, Edgard Malutta.
O assunto dominou boa parte das discussões da reunião no Conselho de Desenvolvimento Regional, em Massaranduba. Para Edgard, Jaraguá do Sul será muito mais prejudicado do que Guaramirim numa eventualidade de um acidente com a ponte. A Ilha da Figueira seria uma alternativa, mas não suportará o tráfego intenso porque não tem estrutura para tal.
Uma segunda ponte na divisa deve voltar à pauta como prioridade. Jaraguá do Sul está construindo quatro pontes para reduzir problemas estruturais internos, contudo, o estrangulamento da saída na Ponte do Portal é um risco que corre.