LIBERADA: Nova ponte recebeu serviços de infraestrutura, pavimentação em asfalto, sinalização definitiva horizontal e vertical, e conta com pistas em ambos os sentidos, acostamento, além de passarela. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), serviços foram concluídos nesta semana

Finalizadas as obras de construção da nova ponte sobre o rio das Pombas na BR-470, em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela rodovia, a liberação ocorreu após a pavimentação e sinalização definitiva no km 174. O investimento foi de R$17 milhões.

De acordo com o Dnit, a Obra de Arte Especial (OAE) tem 35 metros de comprimento e 16,8 metros de largura. No local, foram feitos diversos serviços, como a demolição da ponte antiga, a realização de terraplenagem, sub-base e base nas cabeceiras, construção de dispositivos de drenagem e barreiras de proteção.

Ainda de acordo com a Autarquia, a nova ponte recebeu serviços de infraestrutura, pavimentação em asfalto, sinalização definitiva horizontal e vertical. A OAE conta com pistas em ambos os sentidos, acostamento, além de passagem para pedestres e ciclistas.

As equipes também realizaram a restauração do pavimento de sete ruas municipais de Pouso Redondo que foram utilizadas durante o período de obras como desvio de trânsito.

Durante os serviços, para que o tráfego não fosse interrompido, foi utilizada uma ponte metálica instalada no local de forma emergencial (parceria entre o Dnit e Exército Brasileiro). A estrutura já foi totalmente desmontada.

Importação e exportação

Considerado o principal corredor logístico de Santa Catarina, a BR-470 liga as regiões Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí com o litoral norte de Santa Catarina, onde estão os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá.

Segundo o Dnit, a rodovia é utilizada para transporte de produtos de exportação e importação, como matérias-primas, grãos, carnes, madeira, máquinas e equipamentos, móveis, entre outros, que são essenciais para a economia catarinense.

Além disso, a BR-470 também é utilizada para acesso a diversos atrativos turísticos da região, como parques temáticos, festas típicas, turismo religioso, praias e outras belezas naturais.