Mais de 2.400 educadores já passaram pelo treinamento, que forma multiplicadores em cidadania no trânsito. Estatísticas comprovam redução no número de acidentes.

A OHL Brasil – segunda maior empresa do setor de concessões de rodovias, que administra quatro concessionárias do interior de São Paulo (Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte), inicia nova turma do Projeto Escola, ação de responsabilidade sócio-empresarial que busca a humanização no trânsito. Respeito à sinalização, travessia pelas passarelas e faixas de segurança, atenção ao limite de velocidade e consumo moderado de bebidas alcoólicas pelos motoristas são algumas das orientações dadas durante o curso que ainda oferece material para ser trabalhado com estudantes em atividades multidisciplinares. O treinamento acontecerá nos próximos dias 18 a 21, na República Lago, na cidade de Leme (SP).

Nos últimos seis anos, pelo menos 2.443 educadores participaram do Projeto Escola, contribuindo para a educação de 190 mil alunos em mais de 260 escolas. A nova turma reúne 140 educadores, entre professores, diretores de escolas e orientadores de regiões como Ribeirão Preto, Sertãozinho, São Carlos e Rio Claro, cidades que estão localizadas nos 1.147 quilômetros de estradas onde a OHL Brasil atua e que integram um dos principais pólos de agronegócios do país, com 32% da produção de álcool e 70% da produção de suco de laranja.

Estatísticas feitas recentemente mostram resultados positivos do Projeto Escola, como na Intervias, uma das concessionárias da OHL que passa por cidades como Piracicaba, Limeira, Rio Claro e São Carlos. Nessa região, por exemplo, o número de atropelamentos caiu de 81 em 2003 para 41 em 2006.

“Nosso objetivo é trabalhar a educação de valores para mudar comportamentos inadequados em atitudes corretas para a educação no trânsito”, diz Maria José Finardi, idealizadora e coordenadora do Projeto Escola.

Os profissionais que participam do evento recebem um kit professor e escola que pode ser usado em várias disciplinas como Matemática, História, Geografia e Ciências. O material inclui livro de atividades, mapas, videoclipe, jogo de tabuleiro, revistas de história em quadrinhos, transparências e quadros ilustrativos. Um material didático completo para facilitar e humanizar as informações sobre segurança no trânsito para a garotada e, conseqüentemente, para toda a sociedade.

O Projeto Escola foi criado em 2001 na região por onde passa a Intervias e, hoje, está presente em três concessões da OHL Brasil, com a participação da Autovias prevista para o ano que vem.