No próximo domingo (10/12), às 11h00, o Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) vai inaugurar a exposição permanente do Parque Estadual da Chacrinha, localizado na Rua Guimarães Natal, s/nº, em Copacabana (RJ). A exposição conta com o apoio da NovaDutra (Concessionária da Rodovia Presidente Dutra S/A) e vai retratar a influência do parque na fundação da cidade do Rio de Janeiro e na ocupação do bairro.

O Parque Estadual da Chacrinha possui 13,3 hectares e é uma das últimas áreas de Mata Atlântica no bairro de Copacabana, um dos mais populosos do país. O parque é localizado na vertente sul do Morro de São João e se estende ao longo da Ladeira do Leme, desde a Praça Cardeal Arcoverde até o antigo pórtico do reduto do Leme, fortaleza que controlava o acesso de Copacabana a Botafogo. A área foi formada por terrenos que pertenciam às faixas de proteção de instalações militares, entre a Rua Barata Ribeiro e antiga Rua Suzano, situada junto à fortaleza conhecida como Chacrinha. Nele pode ser encontrado o único exemplar da planta que deu nome ao bairro, a Eugenia copacabanensis.

Durante o evento também será inaugurada a trilha histórico-cultural do parque, que possui um percurso de aproximadamente 1 hora de duração. Esse caminho propõe aos visitantes uma viagem à época do Brasil Colônia, do século XVI, retratando parte da história brasileira.