MELHORIAS: DER do Paraná informou que obra está sendo realizada por meio de acordo judicial com antiga concessionária. São seis km de pista dupla e quatro novos viadutos. Foto: Divulgação/DER-PR

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), obra está sendo realizada, por meio de acordo judicial com antiga concessionária. São seis quilômetros de pista dupla e quatro novos viadutos

Liberado ao tráfego, nessa na quinta-feira (22), o novo contorno de Peabiru, na região Noroeste do Paraná. Com seis quilômetros de extensão, a nova via conta com duas pistas em cada sentido, separadas por canteiro central, acostamentos e quatro viadutos.

Segundo o DER, o contorno liga a PR-317 ao norte da cidade com a PRC-158 ao sul, sendo uma alternativa para o tráfego de longa distância não cruzar o perímetro urbano do município, que tem cerca de 14 mil habitantes.

Ainda de acordo com o Departamento, obra deve ser totalmente concluída em 2023, restando apenas finalizar a implantação de dispositivos de drenagem e serviços complementares.

Segundo o Contorno de Peabiru estava previsto no antigo contrato de concessão de pedágio, não tendo sido realizada durante a sua vigência. A sua execução agora é possível graças a um acordo judicial entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e a concessionária, homologado pela Justiça Federal em 2021 e com parecer favorável do Ministério Público Federal.

O DER-PR acompanha e fiscaliza o andamento da obra, e permanece fazendo o mesmo nos outros dois contornos contemplados no mesmo acordo: Contorno de Jandaia do Sul, e o Contorno de Arapongas.

Com informações da Ascom do DER-PR