
Norma se baseia nas recomendações internacionais implementadas no âmbito do Comitê de Peritos no Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas
Entrou em vigor nessa quinta-feira (1º/6), a Resolução nº 5.998/2022, que atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a norma é resultado do processo de participação e controle social, por meio da Audiência Pública nº 3/2022, e está incluída na Agenda Regulatória ANTT para o biênio 2021-2022.
Ainda de acordo com a Agência, a nova norma tem como fundamentação técnica as recomendações internacionais implementadas no âmbito do Comitê de Peritos no Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, as quais estão compiladas no Orange Book (regulamento modelo da ONU), revisado e atualizado bianualmente.
As atualizações visam dirimir a defasagem técnica em relação às normas internacionais vigentes e, com isso, adaptar gradativamente o setor regulado nacional frente às mudanças e inovações tecnológicas periodicamente incorporadas na regulamentação internacional.
Entre as principais mudanças, estão a atualização da relação de produtos perigosos, com inclusão de novos produtos já contemplados na regulamentação internacional, a exclusão da necessidade de apresentação do documento “Declaração do Expedidor”, a revisão geral das infrações aplicáveis e a inclusão de novas instruções para embalagens já contempladas na regulamentação internacional.
Eu acredito que só a PFR para fiscalização e exibição de uma vistoria na gabine do caminhão atrás de drogas, pois muitas empresas estão fornecendo cocaína para os motoristas permanecer acordado por mais tempo, antes era rebites más não faz mais efeito para o motorista,hoje o profissional não tem escolha ou usa drogas ou é demitido, tanto é que muitos motoristas estão arrumando desculpas para ir ao banheiro quando chega a hora de fazer o exame Toxicológico, levando material de outra pessoa para o exame, é uma pena os profissionais não se valorizar como ser humano.
Todos caminhões tanques, Deveria estar escrito,na traseira e laterais a sigla.
“Produtos Perigosos”
Nem todos conhece o produto, que está sendo transportado.
O que deveriam fazer é incluir no grupo de periculosidade o produto o produto 80 94 Baterias e acumuladores elétricos. Que contenha solução. Pois nós motoristas temos contatos diretos com as sucatas quando recolhemos. Pois as mesmas são extremamente contagiosas.
Bom dia!
Faltou regulamentar questões relacionadas a comportamento e responsabilidades de condutores (TDS condutores ),produtos químicos.
Observa-se atualmente,omissão dos agentes de fiscalização em rodovias,sobre velocidade e direção perigosa cometidas por esses “profissionais do volante”.basta verificar alto índice de acidentes envolvendo cargas petroquimicas .
Att:
Diomar.
Se não tem o que falar ficar calado já e suficiente.primeiro tem que dar condições para o transporte melhorar a malha viária que no nosso país não tá com condições super precária.pra depois vc querer culpar o profissional do volante .ou vc está querendo e aparecer