Aprovado pela Diretoria Colegiada, o Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO 3, do DNIT deve entrar em operação no início do próximo ano. Ele é composto do Manual de Custos de Infra-Estrutura de Transportes, das composições de custo unitário e de um sistema computacional propriamente dito. Foi concebido para permitir à autarquia cumprir suas funções institucionais, disponibilizando os custos referenciais para os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

A partir desta quinta-feira (02/10), o sistema ficará disponível para consulta pública na página eletrônica do DNIT na Internet. Todos os interessados poderão acessar os itens do SICRO 3 e também enviar comentários ao órgão, até o dia 02/01/2009.

A principal novidade desta versão do sistema de custos é que, com base no sistema atual (SICRO 2), ela incluiu, além de obras ferroviárias e hidroviárias, serviços de edificação, com definições mais claras para os custos dos serviços. Além disso, itens secundários, anteriormente agregados às composições principais foram reposicionados.
O SICRO 3 foi promovido pela Coordenação Geral de Custos de Infra-Estrutura do DNIT e desenvolvido no âmbito do Projeto do Sistema Nacional de Custos de Infra-Estrutura (SINCTRAN), pelo Centro de Excelência em Engenharia dos Transportes – CENTRAN. Fruto de uma parceria entre Ministério dos Transportes e Ministério da Defesa, o novo sistema contou com a colaboração de técnicos do DNIT e do Exército Brasileiro, além de consultores especializados.