NOVO TREVO: Maquete do anteprojeto do Novo Trevo na PR-317. Obra deve ter início ainda neste ano. Foto: Divulgação/DER-PR

Cinco empresas participaram da disputa, oferecendo propostas cada vez menores. Agora ela apresentará proposta de preço e documentos de habilitação para análise do DER-PR. Trevo será substituído por um novo viaduto

A construção do novo Trevo Catuaí, na PR-317, em Maringá (PR), custará R$ 49 milhões. O valor foi definido nessa semana, após a empresa Contersolo Construtora de Obras Eireli vencer a licitação.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), o trevo atual será substituído por um novo viaduto, que receberá o nome Divanir Braz Palma.

Segundo o Departamento, a empresa tem três dias úteis para encaminhar à Comissão de Contratação do DER-PR sua proposta de preços, bem como os documentos de habilitação previstos em edital.

Em seguida, o DER analisará ambos e publicará o resultado em diário oficial e no portal Compras Paraná. A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução dos serviços.

De acordo com o Órgão, a obra vai substituir o atual Trevo do Catuaí, nas proximidades do Shopping Catuaí, por uma interseção em desnível. A BR-376 será rebaixada e serão implantadas duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a Avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais.

O projeto inclui, ainda, a execução de duas passarelas para pedestres e vias marginais na BR-376. O prazo de execução será de dois anos, após assinatura de contrato e emissão de Ordem de Serviço.

O edital utiliza como base um anteprojeto de engenharia doado ao DER pela Prefeitura de Maringá (PR).

Londrina

O DER também convocou a Contersolo Construtora de Obras Eireli para apresentar planilha de preço e documentos de habilitação para execução de outro viaduto, desta vez na BR-369, em Londrina, região Norte. A obra é conhecida no município como Viaduto da PUC.

A Contersolo participou da disputa de preços da obra em 2022, tendo ficado em segundo lugar. A empresa foi convocada após publicação, em diário oficial, do extrato de Termo de Rescisão com o consórcio anteriormente contratado para elaborar os projetos e executar a obra, por não cumprimento de prazo contratual, entre outros critérios. Os produtos já entregues serão analisados visando seu aproveitamento e maior celeridade no início dos trabalhos. A licença ambiental de instalação também já foi emitida pelo IAT.

ALTERAÇÕES: Segundo o DER, a obra vai substituir o atual Trevo do Catuaí, nas proximidades do Shopping Catuaí, por uma interseção em desnível. Foto: Divulgação/DER-PR

A obra prevê uma ligação por interseção em desnível entre a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da BR-369. Será elevada a rodovia federal e executada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do de longa distância.

Na região, a mesma empresa executou a Trincheira da Bratislava, em Cambé, em consórcio com outras empresas, tendo entregado a obra em julho passado.

Fonte: Ascom do DER-PR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque não fizeram um viaduto neste estilo no contorno norte entre sarandi e Maringá e na coca cola aquilo que fizeram lá é um tremendo elefante branco.

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