Mogi das Cruzes é responsável por 50% das 14 mortes registradas na região
O número de mortes no trânsito no Alto Tietê em outubro desse ano é 40% maior do que o total registrado no mesmo mês em 2017. O volume passou de 10 para 14 casos de acordo com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga).
Mogi das Cruzes
Em todos os casos registrados na cidade as vítimas eram do sexo masculino. Cinco deles condutores de veículo e dois passageiros. Também em cinco casos as vítimas morreram no mesmo dia e nos outros dois em até sete dias.
Sobre os acidentes, três foram com motocicletas, o mesmo número com carros e um com bicicleta.
Três aconteceram à tarde, dois à noite e um de manhã. O outro não especificou. Também três foram em rodovias estaduais, três em vias municipais e o outro não especificou.
A Secretaria Municipal de Transportes informa que, em uma análise dos acidentes, três mortes ocorreram em vias municipais e quatro em vias estaduais.
Ainda segundo a pasta, a Prefeitura vem realizando uma série de ações integradas para promover a segurança no trânsito dentro do programa Mogi pela Vida.
Entre as intervenções que estão sendo desenvolvidas está a implantação de 58 rampas de acessibilidade, 11 lombadas, 45 travessias de pedestre iluminadas, 5 cruzamentos semaforizados, 1 lombofaixa, 625 tachões, 4,5 mil tachinhas, 26 mil metros quadrados de sinalização horizontal e 110 novas placas. O trabalho é fruto de um convênio com o Detran/SP e está em andamento.
A cidade também ganhou lombofaixas em frente às estações da CPTM Estudantes, Braz Cubas e Centro, na Rua Princesa Isabel de Bragança e no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, que foi recentemente recapeado.
Suzano
Em Suzano três vítimas eram do sexo masculino, dois estavam de carro e um de moto. Uma das vítimas morreu no mesmo dia, outra morreu em até 30 dias e a terceira após um mês. Os acidentes aconteceram um na parte da manhã, outro na parte da tarde e outro a noite, sempre em vias municipais.
Itaquaquecetuba
A morte do motorista de transporte por aplicativo e da passageira em um acidente com um ônibus em Itaquaquecetuba entraram na contagem dos três casos registrados na cidade no mês de outubro. O outro foi um motociclista.
Todas as vítimas na cidade tinham entre 35 e 49 anos, e morreram em acidentes em vias municipais.
Santa Isabel
O município registrou apenas um caso. Um idoso de 71 anos morreu após a bicicleta em que estava colidir com um carro no km 183 da Rodovia Presidente Dutra. A morte dele ocorreu no mesmo dia.