Obras de melhorias, reforço na sinalização, eampanhas educativas e fiscalização. Esse conjunto de ações continua contribuindo para redução dos índices de acidentes em várias rodovias da região dos Campos Gerais, no Paraná, especialmente na BR-376, entre Ponta Grossa e Ortigueira, administrado pela RodoNorte, onde em alguns trechos a redução supera os 70%.
Este é o caso do trecho entre 435 e 442, no trecho conhecido como Serrinha na região do município de Imbaú, cerca de 100 km de Ponta Grossa. Comparado com o mesmo período do ano passado, o número de acidentes baixou 73%. Em 2005, foram 48 registros contra apenas treze deste ano. O número de feridos também baixou, de 29 para 11 casos. E o que é mais importante: em dez meses, nenhum acidente com morte foi registrado nesta região. No ano passado, quatro pessoas perderam a vida naquele trecho.

Ainda na BR-376, também conhecida como Rodovia do Café, outras regiões também continuam apresentando reduções expressivas nos índices de acidentes, principalmente no número de mortes. Num trecho de aproximadamente 70 quilômetros (km 412 ao km 476) entre os municípios de Ponta Grossa e Imbaú, o índice baixou de 204 acidentes para 116, o que significa uma redução de 43%. O número de feridos nas ocorrências deste trecho já é 50% menor. De todos os índices, a redução mais importante é com relação ao número de mortes. Ou seja, enquanto a média de ocorrências com mortes era de 14 por ano, em 2006, nenhuma morte foi registrada neste trecho da BR 376.

Na região de São Luiz do Purunã pela BR-277 (que faz a ligação das regiões Norte e Sul do Estado), o número de ocorrências também vem baixando de forma significativa. Um bom exemplo está entre os quilômetros 120 e 140, descida da serra, onde o número de acidentes já é 15% menor este ano.

Em todos estes trechos, a Concessionária continua executando intervenções pesadas e importantes que estão mudando as condições da rodovia com obras de recuperação de pavimento, implantação de nova sinalização, alargamento de pontes e viadutos, construção de acostamentos e terceiras faixas, obras de drenagem, além da prestação de serviços 24 horas aos usuários.

Em outros pontos, a idade avançada da BR 376 (mais de 50 anos) exigiu intervenções pesadas, como as correções geométricas, que alteraram o traçado das curvas, e as superelevações, que mudaram a inclinação da rodovia. Estes serviços melhoraram conseqüentemente as condições de segurança e a sensação de conforto.

Outras iniciativas como as campanhas educativas realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Federal, bem como a intensificação no trabalho de fiscalização pela própria Polícia, também vêm contribuindo para baixar os índices de acidentes.

“As obras de melhorias são importantes, mas nas rodovias, a maior segurança ainda depende do próprio motorista”, explica o Gestor de Interação com o Cliente, Gildo Pires, referindo-se ao mau comportando de muitos usuários, fator que ainda responde pela grande maioria dos acidentes com mortes. “Excesso de velocidade, desrespeito a sinalização e embriaguez, ainda são problemas muito freqüentes nas rodovias. Sem isso, o número de acidentes seria significativamente menor”, completa.